Tempo alocado, importância das atividades e perfil da equipe em bibliotecas universitárias na perspectiva dos processos de negócio

Autores

  • Viviane Carrion Castanho
  • Carla Schwengber ten Caten

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar, na perspectiva da tipologia dos processos de negócio, o tempo alocado pelas bibliotecas
universitárias nas suas diferentes atividades, além da importância atribuída por seus gestores às atividades executadas e também
o perfi l de quem as executa. A biblioteca universitária tem importante papel no provimento das necessidades informacionais
do ensino e da pesquisa, por meio de suas funções de formação e desenvolvimento de coleções, do controle do acervo e da
prestação de serviços de informação e de gestão. A gestão por processos colabora para que se chegue nos objetivos estratégicos
da organização. É considerada um sistema de atividades integradas em processos de negócios, que pode ser uma excelente
ferramenta de avaliação e implementação de melhorias na biblioteca universitária. Para cumprirem seu papel, as bibliotecas
de instituições federais de ensino superior brasileiras contam com equipes cujo perfi l é de bibliotecários e não bibliotecários.
A pesquisa é bibliográfi ca, descritiva e qualitativa. A amostra é constituída por quatorze bibliotecas de uma instituição federal
de ensino superior. As atividades inerentes às bibliotecas foram estruturadas em processos e subprocessos. Foi determinado
o percentual de tempo neles despendido, a sua importância e o perfi l dos agentes executores envolvidos. Como resultado,
os dados de tempo, de importância e de perfi l foram vinculados aos processos e subprocessos, para que se investigasse sua
associação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Carrion Castanho, V. ., & Schwengber ten Caten, C. . (2019). Tempo alocado, importância das atividades e perfil da equipe em bibliotecas universitárias na perspectiva dos processos de negócio. Transinformação, 31. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5933

Edição

Seção

Originais