Impacto de altmetrics sobre a visibilidade de artigos em acesso aberto da enfermagem brasileira: um estudo de caso

Autores

  • Rubens da Costa Silva Filho
  • Samile Andréa de Souza Vanz

Resumo

A disseminação e o estabelecimento das mídias sociais como espaços de interação, fontes de pesquisa, meios de produção e
divulgação de informações entre os cientistas proporcionaram a expansão das possibilidades de avaliar um artefato científi co
para além do número de citações. Pretende-se aferir o impacto das mídias sociais Mendeley, Facebook e Twitter sobre a visibilidade
e o número de citações recebidas pelos artigos publicados na Revista Gaúcha de Enfermagem em um período de dez anos
(entre 2007 e 2016). Os provedores dos dados para a investigação foram as bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied
Health Literature e Scopus. A plataforma utilizada para a coleta de altmetrics foi o PlumX. Foram analisados 948 artigos publicados
pela Revista, 2.150 citações recebidas, 7.072 capturas no Mendeley e 359 atividades no Twitter e no Facebook. Os resultados
apresentados por essas três plataformas sociais demonstram a visibilidade obtida pelos artigos mesmo não sendo citados em
outros trabalhos. A visibilidade dos artigos da Revista Gaúcha de Enfermagem é evidenciada pelo pequeno volume de artigos
que não foram citados ou mencionados em mídias sociais (11,2%). Os resultados revelam que trabalhos não citados tiveram
impacto altmétrico por meio de ações em outras mídias sociais, acadêmicas ou não. 

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Publicado

25-06-2019

Como Citar

da Costa Silva Filho, R. ., & de Souza Vanz, S. A. . (2019). Impacto de altmetrics sobre a visibilidade de artigos em acesso aberto da enfermagem brasileira: um estudo de caso. Transinformação, 31. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5920

Edição

Seção

THEMATIC SESSION: ALTMETRICS AND OPEN SCIENCE IN LATIN