As referências bibliográficas nas dissertações de mestrado em Psicologia Clínica da PUCCAMP

Autores

  • Geraldo Porto Witter
  • Antonios I. Terzis
  • Raquel Souza Lobo Guzzo
  • Vera Lúcia Raposo Adami do Amaral

Palavras-chave:

Pós-graduação (avaliação), Referências bibliográficas (Psicologia)

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as referências bibliográficas constantes nas dissertações de Mestrado defendidas no programa de Psicologia Clínica (1972 a 1987) como parte de um projeto de avaliação da qualidade de ensino/produção científica desenvolvida na PUCCAMP. Foram analisadas as referências de 64 dissertações segundo a qualidade de referência, a língua e o tipo de fonte requerida. Foram também analisadas as diferenças destas classificações em função das abordagens teóricas fundamentadas nas dissertações. Os resultados demonstraram que não houve diferenças significantes entre as abordagens quanto ao número de citações. Os livros foram mais utilizados, seguindo-se as revistas e as teses/dissertações. Diferenças foram apontadas quando comparados aos diferentes tipos de referência, havendo pouca predominância das teses/dissertações sobre revistas/livros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERLlNGUET, L. Science and Techonology for developmenl Science 21 ~4512): 1073-1076, 1981.

DU MONT, R. R. & DU MONT, P. F. Measuring library elfectiveness: a review and an assesment. Advances in Llbrarianship, 1979, 9-103-41.

DREW, C. J. Introduction to designing, and conduecting research. Sl Louis, Miss.:

Mosbyco, 1980.

HARRISON,A. J. Reflectionon current issues in science and technology. Science,

(4536):1061=1063,1982.

KATZ,M.J. Elements of the Scientifc Paper. Newhaven:Vale UniversityPress,1985.

KURIHARA,M. H. Definição de Nl1cleos Básicos de Periódicos do Centro Nacional

de Pesquisa de Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (CNPH/EMBRAPA): proposta de modelo de ação para aquisição e descarte. Dissertação de Mestrado defendida no curso de Pós-Graduação em Biblioteconomia

da PUCCAMP, Campinas, 1988.

LlPP, M. E. N.; SOUZA, D. A. P. de; OLIVEIRA, N. T. A. & OLIVEIRA, L. C. de. Pesquisa e

publicação: os fatores motivacionais dos docentes de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. Estudos de Psicrologia, 1988, 5(1):5-38.

MARTIN, J. Inforrnation needs and uses, In C. A. Cuandra (ed) Annual Revie. of Information Science and Technology. Washington, D. C.: American Society for Inforrnation Science, 1979, Q3-23.

NASTRI, R. M. Formação e atuação dos egressos da Escola de Biblioteconomia

e Documentação de São Carlos: umestudode avaliação(1958-1985) Dissertaçãode

Mestrado defendida no Departamento de Pós-Graduação em Biblioteconomia da

PUCCAMP, Campinas, 1988.

OAKHILL, J. & GARNHAM, A. Becoming a Skllled Reader. New Vor1<: Basil Blackwell

Inc, 1988.

POBLACIÓN, D. A. Análise quantitativa da produção cienUfica do corpo docente

da área de sal1de da USP, Campus de São Paulo (1980-1983) Tese de Doutorado

defendida na ECA, São Paulo, 1986.

POPPEL, H. L. & GOLDSTEIN, B. Information Technology: The trillion-dollar opportunity. N. V.: McGraw-HiII, 1987.

PORTER, A. L. & WOLFLE, D. U1i1ityof lhe Doctoral Dissertation. American Psychologis1975,30:11):1054-1061.

PRUETT, N.J. Scientiflc and Technical Libraries. New Vor1<: Academic Press, 1986.

STERNGOLD, A. Mar1

TAVLOR, W. Retrospect and Prospect in Educational Research. Educational Research.

, 15(1):3-9.

WITTER, G. P.; GUIMARÃES, S. G.; BAGNOLl, H.; WITTER, C. Desenho Industrial:

uma Perspectiva Educacionat Brasnia: MeT, CNPq e Arquivo do Estado de São

Paulo, 1985.

WOLF, S. M. R. Uma experiência de grupo de encontro básico com jovens sujeitos

farmacodependentes. Dissertaçãode meslradodefendidano Departamenlode

Pós-GraduaçãoemPsicologiaClrnicada PUCCAMP,Campinas,1975

Downloads

Publicado

25-06-1989

Como Citar

Witter, G. P., Terzis, A. I., Guzzo, R. S. L., & Amaral, V. L. R. A. do. (1989). As referências bibliográficas nas dissertações de mestrado em Psicologia Clínica da PUCCAMP. Transinformação, 1(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1693

Edição

Seção

Originais