BALCÃO DE INFORMAÇÕES
O MERCADO EMERGENTE
Resumo
Descreve atividades informacionais em áreas de informação-intensiva corno turismo, propaganda / publicidade, transporte aéreo, seguro de saúde, construção civil, contabilidade, escritórios de advocacia e clinicas médicas. As atividades identificadas são: pesquisa de mercado, organização e atualização de cadastros, geração de fontes, atendimento, registro, cálculos específicos, redação, arquivo e marketing. Urna comparação implícita entre essas atividades realizadas na biblioteca e as realizadas naquelas áreas é delineada. Balcões de informações é a metáfora cunhada para as áreas de serviço citadas.
Downloads
Referências
CARVALHO & PEROTA (1990) A evasão dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. R. Bibliotecon. v. 19, n. 1, p. 78-93.
CIANCONI, R.B. (1991) Gerênciada informação: mudança nos perfis profissionais. CI, v. 20, n. 2, p. 204-208.
COSTA, J. 1..(1993) Marketing na informação. In: SILVEIRA, A; AMARAL, S. A. Marketing em unidades de informação; estudos brasileiros. Brasília, IBICT.
CURY (1990) Organização e métodos: perspectiva comportamental & abordagem contingencial. 5~ ed. rev. e amp. São Paulo, Atlas, p. 293-294.
DOSA, M. L. (1985) Education for new professional roles in the information society. Education for information. v. 3, p. 203-217.
FERRACIN, A. M. et allii (1994) Estudo comparado do mercado de trabalho do bibliotecário em João Pessoa. ANAIS ANCIB.
JACQUOIS-DELPIERRE (1994) Japão. FID/Educational andtraining seminar, p. 4-17.
MARTUCCI et allii (1990) Educaçãocontínua do bibliotecário... Rev. Esc. Bibliotec. UFMG. BH, v. 19, n. 1, p. 94-134.
MOSTAFA, S.P. (1983) O profissional de nível médio no Estado de São Paulo. Relatório técnico. 90p. PUCCAMP.
MOSTAFA,S.P. (1991) Pós-doutorado: uma experiência de leitura. Campinas, Puccamp, Transinfonnação, v. 3, n. 1/213,p. 15-41.
MOSTAFA,S. P. &BENTES, V. (1992) Disk-kibe, disk-pizza, disk-biblio: o disque-disque da sociedade de infonnações. 20p. mimeografado.
MOSTAFA,S.P. &PACHECO,M.(1995)O mercado emergente de informação. Ciência da Infonnação (prelo).
NASTRI&MARTUCCI(1990)Educação continuada do bibliotecário. Rev. Esc.Bibliotecon. UFMG,BH, v. 19, n. 1, p. 59-77.
PINHEIRO,A., FRANCO, E. R. C.: GRAÇA, M. C. a. (1987) O bibliotecário autônomo:uma nova perspectiva. Revista Bibliotecon. Brasília, v.15, n.1, p. 95-108
ROBREDO,J. &RAMOSE CORTE(1988)Aplicaçãodos resultados de um estudo Delphos ao Rev. Bibliotecon. Brasília, v. 16, n. 2, p. 157-177.
TARAPANOFF,K; SANTIAGO,S. H. L.; CORREA, D. A. (1988) Características e tendências do profissional da informação. Revista Bras. Bibliotecon. e Doc. São Paulo v. 21, n. 3/4, p. 60-84.
TARAPANOFF(1989) O profissional da infonnação em áreas de ciência e tecnologia. Ciência da Informação, v. 18, n. 12, p.103-119.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.