What is reading: do teenagers read? Intervenient factors

Autores

  • Elbe Benetti Sodek

Palavras-chave:

Hábitos de leitura, Adolescentes, Influência do ambiente

Resumo

Foi realizado um estudo sobre os hábitos de leitura entre jovens de 15 a 18 anos. Existeumaclara diferença entre rapazes e moças no gosto de ler e na preferência de leitura. A natureza cultural parece ter pouca importância, mas ouvir histórias na infância tem uma influência positiva nos hábitos de leitura. As diferenças entre rapazes e moças nas suas preferências de leitura podem ser uma importante consideração para
professores e bibliotecários que desejam trabalhar com a motivação de leitura dos
adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLENGER, L. Os métodos de leitura. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

CLEARY, F. D. Blueprints for better reading. School Programs for Promoting Skill and Interest in Reading. NewYork: Wilson Co., 1972. 312p.

HILL, L. & PAIN, H. Young people and public libraries: use, attitudes and reading habits. A survey of 13-16 years olds in Nottinghamshire. Int. Rev. Children's Literature and Librarianship. v.3, n.1, p. 26-40. 1988.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1993. 102p.

MELLON, C. A. Teenagers do read: what rural youth say about leisure reading. School Library Joumal, fev, p.27-30. 1987.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988. 118p.

SMITH, F. Reading. UK: Cambridge University Press,. 1985. 179p.

VALIO, E. B. M. Dinamização de bibliotecas escolares a partir de núcleos de leitura recreativa em escolas de primeiro grau da Rede Oficial de Ensino de Campinas. R. bras. Est. pedag., Brasília, v.65, n.151, p.703-710. 1984.

VALlO, E. B. M. Leitura: as oportunidades na escola. R. Leitura: teoria e prática. v.12, n.22, p. 51-56. 1993.

Downloads

Publicado

25-06-1996

Como Citar

Sodek, E. B. (1996). What is reading: do teenagers read? Intervenient factors. Transinformação, 8(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1618

Edição

Seção

Originais