Serviço de referência: atitudes reveladas

Autores

  • Maria de Cléofas Fraggion Alencar

Palavras-chave:

Bibliotecário - atitudes, Serviço de referência - competências

Resumo

O propósito foi investigar as relações entre opiniões de mestres e doutores da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e de bibliotecários universitários participantes do VIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (1994) quanto a: atitudes desejáveis, habilidades e conhecimentos necessários ao Serviço de Referência. Também investigar relações dessas competências com: função desempenhada, concepção de principal função, produção intelectual, atividades profissionais e satisfação no trabalho. Os resultados mostraram que os sujeitos trabalham, principalmente, na Circulação e serviços aos usuários e existe possibilidade de disfunção do Serviço de Referência, em virtude da falta de diversidade de atividades desenvolvidas. A satisfação no trabalho dos mestres e doutores atuantes no Serviço de Referência pareceu comprometida, embora apresentassem produção intelectual relacionada ao trabalho. Os resultados sugerem que as relações encontradas quanto à avaliação das competências, na sua maioria, não estão de acordo com os parâmetros teóricos da área. 

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Publicado

25-06-1996

Como Citar

Alencar, M. de C. F. (1996). Serviço de referência: atitudes reveladas. Transinformação, 8(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1612

Edição

Seção

Originais