Gestão pela qualidade: referencial teórico

Autores

  • Célia Regina Simonetti Barbalho

Palavras-chave:

Qualidade, Unidades de Informação

Resumo

Analisa a gestão pela qualidade e sua relação em busca de soluções coerentes com os macro-objetivos das organizações, abrangendo todos os níveis hierárquicos, incluindo-se neste cenário as Unidades de Informação. Analisa ainda os aspectos históricos que conduziram à gestão pela qualidade apresentando os aspectos mais relevantes para a certificação de Unidades de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Rio de Janeiro. CB 25. Notas. In: Seminário Nacional - qualidade aspectos estratégicos e gerenciais das normas NBRlISO 9000. Campinas: ABNT, 1994.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade: diretrizes. NB 9004,1990.18 p.

. Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade: diretrizesparaserviços. NB9004-2, 1990.18 p.

BELLUZO, Regina Célia Batista &MACEDO, Neuza Dias. A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica. Ci.lnf., Brasília, v.22, n.2, p. 124-132, maio/ago., 1993.

BROCKMAN,John R.Just anothermanagementfad?:the implication of TQM for library and information services. ASLlBProceeding, Londres, v.44, n.7/8, p. 283-288, Jul.lAug., 1992.

CARR, Stephen J. Strategic planning in libraries. Library Management, v.13, n.5, p. 4-17,1992.

CLAIR, Guy St. The future challenge: management and measurement. Special Libraries, New York, v.84, n. 3, p.151-154, Summer, 1993.

CLAYTON, Peter. Japanese management theory and library administration. The Joumal of Academic Librarianship, v.18, n.5, p. 298-301, 1992.

CROSBY, P. B. Qualidade falada a sério. São Paulo: Mc Graw-HiII do Brasil, 1990. 201 p.

DRAKE, Mirian A. TQM in research libraries. Special Library, v.84, n.3, p. 131-136, 1993.

FALCONI, Vicente. Controle de qualidade total: no estilo japonês. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992. 220 p.

GARCIA, Femando Coutinho. Qualidade total: a japoneização a Ia brasilis. R. Esc. Biblioteconomia UFMG, v.23, n.1, p. 43-55, jan.ljun., 1994.

HEWlETT, John. Ouality control in library information services. In:

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE OS DESAFIOS DA ERA DA INFORMAÇÃO, 1994, São Paulo. Anais ...SãoPaulo: BIREME, 1994. p. 1-8.

JOHANNESEN,Carl Gustav. The useof quality control principies and methods in library and information science theory and practice. Libri, v.42, n.4, p. 283-295,1992.

JURAN, J. M. Juran planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990. 394 p.

LlNS, Bernardo F. E. Ferramentas básicas da qualidade. Cio Inf., v.22, n.2, p. 153-161, maio/ago., 1993.

lUZ, Graça Maria Simões. Parâmetros e indicadores de qualidade para a área de informação e Biblioteconomia. In: CONGRESSO BRASilEIRO DE BIBLlOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 17. Belo Horizonte:AssociaçãodeBibliotecáriosde MinasGerais,

(Mesa Redonda).

MACHADO, lucília Regina de Souza. Controle da qualidade total. Sinpro Cultura, v.12, n.18, p. 11-14, maio, 1994.

McFADDEN, laurie. AT & T BeUlaboratories creates a quality to study technical reports. Special Li brary , p. 8-15, Winter, 1994.

NAWA, Geraldo Takeo. ISO / TC 176 e a revisão das normas série 9000. Controle da Qualidade, São Paulo, n.25, p. 1- 6,1994.

ANOTEonquality: the views of Deming,Juran, andCrosby. Harvard: Harvard Business School, 1990. Fotocópia.

PATRUCCIANI, Alberto & POGGIALI, Igino. la qualitá totale in biblioteca. Bolettino AIB, v.32, n.1, p. 7-20, mar., 1992.

PAULA, Rosália Paraíso Matta de. Aplicação da norma ISO 9000 no mercado da informação: uma chance de sucesso para a área de GDI. In: SEMINÁRIO SOBREAUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, 5, 1994, S. José dos Campos. Anais... S. José dos Campos: UNIVAP/INPE, 1994. p.14-16.

RIGGS, Donald E.TOM: quality improvement in newclothes.College &Research Libraries, p. 481-483, nov., 1992.

SERViÇO de apoio à micro e pequenas empresas de São Paulo! Associação Brasileira de Normas Técnicas. Seminário regional: NBRlISO 9000visãotecnológicade incremento à competitividade. 1993, Campinas: SEBRAE!ABNT, 1993. (Anotações).

SEBRAElFolha de São Paulo. Qualidade total. 1994. 8v. TÁLAMO, Maria de Fátima M. Relatório final. In: CONGRESSO DE BIBLlOTECONOMIA. DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2,1992, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Paulista de Bibliotecários, 1992. p. 224-228.

WHITEHALL, Tom. Quality in library and information services: a review. Library Management, v.13, n.S, p. 23-35,1992.

Downloads

Publicado

25-11-1996

Como Citar

Barbalho, C. R. S. (1996). Gestão pela qualidade: referencial teórico. Transinformação, 8(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1604

Edição

Seção

Originais