TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E IMPACTO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Carlos H. Marcondes

Resumo

Ninguém questiona a centralidade que as tecnologias da informação atualmente desempenham nas práticas dos profissionais de informação. Embora óbvio e inquestionável, lugar comum mesmo, a verdadeira dimensão desse impacto é ainda pouco dimensionada e é vista pelos profissionais de informação de uma forma bastante impressionista e superficial, ora subestimando-a, ora superestimando-a. Essa atitude ajuda pouco a aferir sua real dimensão. O ensino e a formação profissional entre nós refletem a realidade dinâmica das tecnologias da informação de forma mais lenta e defasada ainda (Robredo, 1986). No entanto, apesar das nossas limitações, é importante e urgente recolocar e rediscutir a questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Mônica Erichsen Nassif. A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento. CioInf. (Brasília), v. 24, n. 2, p. 181-188, maio/ago. 1995

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Fixação dos mínimos de conteúdo e duração do currículo do curso de Biblioteconomia. Documenta (Brasília), n.262, p.72-82, set. 1982.

CARLSON, D. H. Structured analysis and dataflow diagram: tools for library analisys. Information Technology and Libraries,jun. 1986, p.121-28.

CUNHA, Murilo Bastos da. Reflexões sobre a informática no ensino da biblioteconomia. Cio Inf. (Brasília) V.20, n. 2, p. 151-154,jul./dez. 1991.

DEDIJER, Stevan, JEQUlER, Nicolas. Intelligence for economic development: an inquiry into the role of the knowledge industries. Oxford : Berg, 1987.

FARRADANE, J. Knowledge, information and information science. Journ. Inform. Sci., v. 2, p. 75-80, 1980.

GONÇALVES, Betânia Lima Vieira, MARCONDES, Carlos Henrique. O impacto da Internet nos serviços bibliotecários: um estudo exploratório. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSIT ÁRIAS, 10, Fortaleza, Ceará, out. 1998, Anais...

LANCASTER, F. W. Ameaça ou oportunidade? O -' futuro dos serviços bibliotecários à luz das inovações tecnológicas. Rev. BibI. UFMG, v. 23, n. I, p.7-27, jan./jun. 1994.

LÉVY, Pierre.As tecnologias de inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208 p. MARCONDES, Carlos Henrique A Solicitação do Software: um Obstáculo na Comunicação

Bibliotecário/Pessoal de Sistemas. In: Seminário de Automação de Bibliotecas, 3, Anais ... Águas de Lindóia, 1989. p. 29-34.

MARCONDES, Carlos Henrique. Informação e desenvolvimento: políticas e pragmáticas de informação governamentais e contexto social. Rio de Janeiro: 1998. 251 P (Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação do DEP-IBICT/ECOUFRJ para obtenção do grau de Doutor em Ciência da Informação).

MARCONDES, Carlos Henrique, GOMES, Sandra Lucia Rebel. O impacto da Internet nas bibliotecas brasileiras. Transinformação, v. 9, n. 2, p. 57-68, maio/ago.1997a. (Disponível em http://www.puccamp.br/-biblio/marcondes92.html).

MARCONDES, Carlos Henrique. Tecnologias e democratização da informação. In: SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, IACS/UFF, Niterói, julho de 1997b, Anais...

MIRANDA, Antonio. Os conceitos de organização baseada na informação e no conhecimento e o desenvolvimento de serviços bibliotecários.Ci. Inf, Brasília" v. 22, n. 3, p. 227-232, set./dez. 1993.

PARANHOS, Wanda Maria M. R. Reflexões sobre o ensino da informática para bibliotecários. R. Bibliotecon. Brasília, v. 13, n. 1, p. 179-188, jul./dez. 1985.

ROBREDO, Jaime. Informação e transformação: reflexões sobre o futuro da biblioteca. R. Bibliotecon. Brasília, v. 14, n. I, p.51-69, jan./jun. 1986.

SHERA, Jesse.Epistemologia social, semântica geral e biblioteconomia. CioInf., Brasília, v. 6, n. 1,p. 9-12, 1977.

WEIBEL, Sturt, GODBY,Jean, MILLER,Eric.OCLC/NCSA metadata workshop reporto (Disponível em http://www.oclc.org:5046...(dublin30re_report.html)

Downloads

Publicado

25-11-1999

Como Citar

Marcondes, C. H. (1999). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E IMPACTO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO. Transinformação, 11(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1549

Edição

Seção

TEMAS EM DEBATE: TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO