Inteligência Artificial Generativa e ChatGPT

uma investigação sobre seu potencial na Educação

Autores

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas, Ferramenta complementar, Tecnologias digitais

Resumo

Este texto apresenta uma revisão de literatura, explorando os impactos do chatbot ChatGPT no contexto educacional. A questão norteadora deste estudo é: quais são as potencialidades e limitações da aplicação da Inteligência Artificial (ChatGPT) na Educação? Para responder a essa questão, foi realizada uma busca sistemática em bases de dados por artigos recentes sobre ChatGPT e Educação, tendo sido selecionados 10 estudos a partir de critérios como relevância e qualidade. Os resultados e a discussão evidenciaram o potencial do ChatGPT como uma valiosa ferramenta complementar na geração automatizada de conteúdos e avaliações personalizadas. No entanto, revelaram também limitações cruciais, como lógica falha, respostas imprecisas e enviesamento. Questões éticas, como o estímulo ao plágio e a inibição da criatividade dos alunos, são preocupações latentes que exigem estratégias pedagógicas cuidadosas. Conclui-se que ainda há muito a ser investigado antes de uma integração segura e eficaz do ChatGPT na prática educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aydin, B.; Schwarzenegger, C.; Yeganeh, B. Implications of large language models like ChatGPT for education and academic publishing. Nature Human Behaviour, v. 7, n. 3, p. 356-359, 2023.

Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Cooper, G. Examining science education in ChatGPT: An exploratory study of generative artificial intelligence. Journal of Science Education and Technology, v. 32, p. 444-452, 2023. Doi: https:// doi.org/10.1007/s10956-023-10039-y.

Costa Junior, J. F. et al. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 246-269, 2023.

Crawford, K. et al. Anthropic promises and perils: Reimagining ethical AI research and practice. Ithaca, NY: Cornell University, 2023. v. 4. Doi: https://doi.org/10.48550/arXiv.2212.11147.

Floridi, L. AI as agency without intelligence: on ChatGPT, large language models, and other generative models. Philosophy & Technology, v. 36, n. 15, 2023. Doi: https://doi.org/10.1007/s13347-023-00621-y.

García-Peñalvo, F. J. The perception of artificial intelligence in educational contexts after the launch of ChatGPT: Disruption or panic? Education in the Knowledge Society, v. 24, e32111, 2023. Doi: https://doi.org/10.14201/eks.32111.

Hu, Y. ChatGPT’s dizzying launch tops 100 million users. [S.l.]: Guardian News, 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2023/feb/02/chatgpt-100-million-users-open-ai-fastest-growing-app. Acesso em: 25 fev. 2023.

Iskender, A. Holy or unholy? Interview with Open AI’s ChatGPT. European Journal of Tourism Research, v. 34, p. 3414, 2023. Doi: https://doi.org/10.54055/ejtr.v34i.3169.

Kasneci, G. et al. ChatGPT forever? On opportunities and challenges of large language models for education. Ithaca, NY: Cornell University, 2023. v. 1. Doi: https://doi.org/10.48550/arXiv.2301.05980.

Lim, L. et al. Generative AI and the future of management education: Ragnarok or reform? A paradox perspective of management educators. Academy of Management Learning & Education, v. 21, n. 2, p. 100790, 2023. Doi: https://doi.org/10.5465/amle.2022.0319.

McCarthy, J. et al. A proposal for the Dartmouth Summer research project on artificial intelligence. Hanover: Dartmouth College, 1955.

Nicolelis, M. O Verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano moldou o universo tal como o conhecemos. [S.l.]: Elsinore, 2023.

Pereira, M. G.; Galvão, T. F. Etapas de busca e seleção de artigos em revisões sistemáticas da literatura. Epidemiologia e Serviço de Saúde, v. 23, n. 2, p. 369-371, 2014. Doi: 10.5123/S1679-49742014000200019.

Prado, M. Inteligência artificial e os impactos dos grandes modelos de linguagem na educação e na cultura informativa. Jornal da USP, 12 jan. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/inteligencia-artificiale-os-impactos-dos-grandes-modelos-de-linguagem-na-educacao-e-na-cultura-informativa/. Acesso em: 3 jun. 2024.

Salinas, D. R. D. et al. Opportunities and ethical challenges of the use of ChatGPT and generative AI in education. Education Sciences, v. 13, n. 2, p. 104, 2023.

Taecharungroj, V. “What Can ChatGPT Do?” Analyzing Early Reactions to the Innovative AI Chatbot on Twitter. Big Data Cognitive Computing, v. 7, n. 35, p. 1-10, 2023. Doi: https:// doi.org/10.3390/bdcc7010035.

Zawacki-Richter, O. et al. Systematic reviews in educational research: Methodology, perspectives and application. Wiesbaden: Springer Nature, 2020.

Zhou, J. et al. ChatGPT: potential, prospects, and limitations. Frontiers of Information Technology & Electronic Engineering, v. 25, p. 6-11, 2023. Doi: https://doi.org/10.1631/FITEE.2300089.

Downloads

Publicado

30-10-2024

Como Citar

Barbosa Lima, C., & Serrano, A. (2024). Inteligência Artificial Generativa e ChatGPT: uma investigação sobre seu potencial na Educação. Transinformação, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10839

Edição

Seção

Originais