AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAGÃO
ESTIMULO OU COERÇÃO
Palavras-chave:
Pös-graduacão brasileira -Avaliacão, Avaliacäo -Pós-graduação brasileiraResumo
Considerando a releväncia do artigo cientifico no processo de comunicaeäo cientifica, bem como a representatividade da CAPES na pös-graduacäo brasileira, analisa-se estatisticamenteapossivel relacäo entre avaliacäo atribuida aos cwsos depös-graduacäo pela CAPES e o grau de producäo de artigos de periödicos cientificos impressos e eletrönicos do docente/pesquisador brasileiro, nesta perspectiva: os cursos com menqäo A os produzem mais do que os de mencäo B, estes mais do que os de menqäo C e assim sucessivamente, com a ressalva de quer å época dapesquisa (1997), os conceitos iam de A a E. Trata-se daprodutividade de 540 professores de 60 cursos, distribuidos nas cinco regiöes brasileiras e nas diferentes åreas do conhecimento. No cömputo geral, os resultados näo confirmam a existéncia de relagäo, tanto para os artigos impressos como para os eletrönicos, ou seja, näo hå diferenca significativa entre os grupos. A comparacäo grupo a grupo, no caso dos impressos, mostra que somente os cursos com nota Eproduzem menos do que os A, B, C e D.
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