AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAGÃO

ESTIMULO OU COERÇÃO

Autores

  • Maria das Graeas Targin Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Pös-graduacão brasileira -Avaliacão, Avaliacäo -Pós-graduação brasileira

Resumo

Considerando a releväncia do artigo cientifico no processo de comunicaeäo cientifica, bem como a representatividade da CAPES na pös-graduacäo brasileira, analisa-se estatisticamenteapossivel relacäo entre avaliacäo atribuida aos cwsos depös-graduacäo pela CAPES e o grau de producäo de artigos de periödicos cientificos impressos e eletrönicos do docente/pesquisador brasileiro, nesta perspectiva: os cursos com menqäo A os produzem mais do que os de mencäo B, estes mais do que os de menqäo C e assim sucessivamente, com a ressalva de quer å época dapesquisa (1997), os conceitos iam de A a E. Trata-se daprodutividade de 540 professores de 60 cursos, distribuidos nas cinco regiöes brasileiras e nas diferentes åreas do conhecimento. No cömputo geral, os resultados näo confirmam a existéncia de relagäo, tanto para os artigos impressos como para os eletrönicos, ou seja, näo hå diferenca significativa entre os grupos. A comparacäo grupo a grupo, no caso dos impressos, mostra que somente os cursos com nota Eproduzem menos do que os A, B, C e D.

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Publicado

25-03-1999

Como Citar

Targin, M. das G. (1999). AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAGÃO: ESTIMULO OU COERÇÃO. Transinformação, 11(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10358

Edição

Seção

ARTIGOS