Soluções para enfrentar e combater a desinformação

propostas na literatura científica da Web of Science

Autores

  • Enrique Muriel-Torrado Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. https://orcid.org/0000-0003-0969-9500
  • Jônatas Edison da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. https://orcid.org/0000-0001-5892-6736

Palavras-chave:

Desinformação, Notícias falsas, Informação, Comunicação científica, Informação incorreta, Pósverdade

Resumo

Este estudo examina a proliferação de informações falsas no contexto da pós-verdade e de uma sociedade moldada pela desinformação. A questão de pesquisa explora as possíveis respostas presentes na literatura científica para abordar e combater a desinformação. O objetivo do estudo foi apresentar soluções da literatura científica da Web of Science para enfrentar e combater a desinformação. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, além do uso de análise de conteúdo. Além disso, a categorização foi utilizada para responder ao terceiro objetivo específico, com 289 artigos científicos que atenderam aos seguintes requisitos: (a) possuir resumo e palavras-chave; (b) identificar uma solução para combater a desinformação; (c) não ser duplicado. Em relação às propostas, foram identificadas 340 soluções, e 42 artigos continham mais de um tipo de solução; também foi observada a presença de 23 propostas com maior incidência. As categorias definidas foram: (a) Ciência e comunidade científica; (b) Estados e governos; (c) Mídia e comunicações; (d) Plataformas e algoritmos; (e) Usuários e educação; e (f) Outros. A categoria Usuários e Educação recebeu o maior número de propostas, com uma parte considerável voltada para diferentes tipos de alfabetização. Em seguida, aparecem Mídia e Comunicações, Plataformas e Algoritmos, Ciência e Comunidade Científica e, por fim, Outros. Assim, isso demonstra que nenhuma solução isolada é universalmente eficaz ou ineficaz; em vez disso, o sucesso depende da aplicação de uma combinação de estratégias adaptadas ao contexto específico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aird, M.J. et al. Does truth matter to voters? The effects of correcting political misinformation in an Australian sample. Royal Society Open Science, v. 5, n. 12, p. 1-14, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1098/rsos.180593.

Allcott, H.; Gentzkow, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1257/jep.31.2.211.

Araújo, C.A.A. A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea. Em Questão, v. 27, n. 1, p. 13-29, 2021a. Doi: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245271.13-29.

Araújo, C.A.A. Novos desafios epistemológicos para a ciência da informação. Palabra Clave (La Plata), v. 10, n. 2, p. 1-15, 2021b. Doi: http://dx.doi.org/10.24215/18539912e116.

Balod, H.S.S.; Hameleers, M. Fighting for truth? The role perceptions of Filipino journalists in an era of mis- and disinformation. Journalism, v. 22, n. 9, p. 2368-2385, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1177/1464884919865109.

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

Bernardo Menger, J. Signo ideológico e enunciado na construção e disseminação de fake news. Revista Heterotópica, v. 1, n. 2, p. 136-155, 2019. Doi: https://doi.org/10.14393/HTP-v1n2-2019-50166.

Bezerra, A.C.; Capurro, R.; Schneider, M.. Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital. Liinc em Revista, v. 13, n. 2, p. 371-380, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v13i2.4073.

Boididou, C. et al. Detection and visualization of misleading content on Twitter. International Journal of Multimedia Information Retrieval, v. 7, n. 1, p. 71-86, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1007/s13735-017-0143-x.

Borges, M. A.G. A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 175-196, 2008. Doi: https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1249

Brogly, C.; Rubin, V.L. Detecting Clickbait: Here’s How to Do It / Comment détecter les pièges à clic. Canadian Journal of Information and Library Science, v. 42, n. 3, p. 154-175, 2018.

Buschman, J. Good news, bad news, and fake news: going beyond political literacy to democracy and libraries. Journal of Documentation, v. 75, n. 1, p. 213-228, 2019. Doi: https://doi.org/10.1108/JD-05-2018-0074.

Capurro, R.; Hjorland, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p.1-60, 2007. Doi: https://doi.org/10.1590/s1413-99362007000100012.

Caridad-Sebastián, M. et al. Infomediación y Posverdad: el papel de las bibliotecas. El profesional de la información, v. 27, n. 4, p. 891-898, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.3145/epi.2018.jul.17.

Casini, L. Googling Democracy? New technologies and the law of global governance: afterword to Eyal Benvenuti’s foreword. European Journal of International Law, v. 29, n. 4, p. 1071-1077, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1093/ejil/chy072.

Castells, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Cintra, A.M.M. et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.

D’Ancona, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

Demo, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 37-42, 2000. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-19652000000200005.

European Commission. Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions: Tackling online disinformation: a European Approach. Brussels: European Commission, 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legalcontent/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0236. Acesso em: 29 mar. 2025.

Ferreira, A. et al. Counteracting the contemporaneous proliferation of digital forgeries and fake news. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 1, p. 1-19, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201820180149.

Fetzer, J.H. Information: does it have to be true? Minds And Machines, v. 14, n. 2, p. 223-229, 2004. Doi: http://dx.doi.org/10.1023/b:mind.0000021682.61365.56.

Habgood-Coote, J. Stop talking about fake news! Inquiry, v. 62, n. 9-10, p. 1033-1065, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/0020174x.2018.1508363.

Hameleers, M. Susceptibility to mis-and disinformation and the effectiveness of fact-checkers: can misinformation be effectively combated? Studies in Communication and Media, v. 8, n. 4, p. 523-546, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.5771/2192-4007-2019-4-523.

Harari, Y.N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Hoshovsky, A.G.; Massey, R.J. Information Science: its ends, means LK: opportunities. In: American Society for Information Science (59th, 1996, Baltimore, Md). Proceedings […]. Columbus: Ohio, 1968. p. 47-55.

Jang, S.M. et al. A computational approach for examining the roots and spreading patterns of fake news: evolution tree analysis. Computers in Human Behavior, v. 84, p. 103-113, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2018.02.032.

Jang, S.M.; Kim, J.K. Third person effects of fake news: fake news regulation and media literacy interventions. Computers in Human Behavior, v. 80, p. 295-302, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2017.11.034.

Janks, H. Texts, identities, and ethics: critical literacy in a post-truth world. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 62, n. 1, p. 95-99, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1002/jaal.761.

Kakutani, M. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era trump. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

Lazer, D.M.J. et al. The science of fake news. Science, v. 359, n. 6380, p. 1094-1096, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1126/science.aao2998.

Le Coadic, Y.F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

Lewandowsky, S.; Ecker, U.K.H.; Cook, J. Beyond misinformation: understanding and coping with the “posttruth” era. Journal of applied research in memory and cognition, v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jarmac.2017.07.008.

Lewandowsky, S. et al. Misinformation, disinformation, and violent conflict: from iraq and the “war on terror” to future threats to peace. American Psychologist, v. 68, n. 7, p. 487-501, 2013. Doi: http://dx.doi.org/10.1037/a0034515.

López-Borrull, A.; Vives-Gràcia, J.; Badell, J.I. Fake news, ¿amenaza u oportunidad para los profesionales de la información y la documentación? El Profesional de La Información, v. 27, n. 6, p. 1346-1356, 2018. Doi: https://doi.org/10.3145/epi.2018.nov.17.

Lor, P.J. Democracy, information, and libraries in a time of post-truth discourse. Library Management, v. 39, n. 5, p. 307-321, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1108/lm-06-2017-0061.

Lotero-Echeverri, G.; Romero-Rodríguez, L. M.; Pérez-Rodríguez, M. A. Fact-checking vs. Fake news: periodismo de confirmación como componente de la competencia mediática contra la desinformación. Index. Comunicación, v. 8, n. 2, p. 295-316, 2018.

Martínez-Cardama, S.; Algora-Cancho, L. Lucha contra la desinformación desde las bibliotecas universitarias. Profesional de la Información, v. 28, n. 4, 2019. Doi: https://doi.org/10.3145/epi.2019.jul.12.

McDougall, J. Media literacy versus fake news. Medijske Studije, v. 10, n. 19, p. 29-45, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.20901/ms.10.19.2.

McDougall, J. et al. Digital literacy, fake news and education / Alfabetización digital, fake news y educación. Cultura y Educación, v. 31, n. 2, p. 203-212, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/11356405.2019.1603632.

Moraes, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999

Navarro, J.T.; Oleart, Á.; Bouza García, L. Actores Europeos y Desinformación: la disputa entre el fact checking, las agendas alternativas y la geopolítica. Revista de Comunicación, v. 18, n. 2, p. 245-260, 2019. Doi: https://doi.org/10.26441/rc18.2-2019-a12.

Nikolov, D. et al. Quantifying biases in online information exposure. Journal of the Association for Information Science And Technology, v. 70, n. 3, p. 218-229, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1002/asi.24121.

Octaviano, V.L.C. A informação na atividade técnico-científica: um enfoque pós-moderno. Transinformação, v. 11, n. 2, 1999.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Journalism, fake news & disinformation: handbook for journalism education and training. Paris: Unesco Publishing, 2018.

Papadopoulou, O. et al. A corpus of debunked and verified user-generated videos. Online Information Review, v. 43, n. 1, p. 72-88, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1108/oir-03-2018-0101.

Pennycook, G.; Rand, D.G. Fighting misinformation on social media using crowdsourced judgments of news source quality. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 7, p. 2521-2526, 2019a. Doi: http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1806781116.

Pennycook, G.; Rand, D.G. Lazy, not biased: susceptibility to partisan fake news is better explained by lack of reasoning than by motivated reasoning. Cognition, v. 188, p. 39-50, 2019b. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.cognition.2018.06.011.

Post-truth. In: English Oxford Living Dictionaries. Oxford: Oxford University Press, 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 1 maio 2020.

Rezende, E.R.S. et al. Exposing computer generated images by using deep convolutional neural networks. Signal Processing: Image Communication, v. 66, p. 113-126, 2018. Doi: https://doi.org/10.48550/arXiv.1711.10394.

Rodríguez-Ferrándiz, R. Posverdad y fake news en comunicación política: breve genealogía. Profesional de la información, v. 28, n. 3, 2019. Doi: https://doi.org/10.3145/epi.2019.may.14.

Romero-Rodríguez, L.M.; Aguaded, I. The economic dis-information in Spain: case study of BFA-Bankia and its IPO. Communication & Society, v. 29, n. 1, p. 37-51, 2016. Doi: https://doi.org/10.15581/003.29.35932.

Romero-Rodríguez, L.M.; Contreras-Pulido, P.; Pérez-Rodríguez, M.A. Media competencies of university professors and students. Comparison of levels in Spain, Portugal, Brazil and Venezuela. Cultura y Educación, v. 31, n. 2, p. 326-368, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/11356405.2019.1597564.

Rubin, V.L. Disinformation and misinformation triangle. Journal of Documentation, v. 75, n. 5, p. 1013-1034, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1108/jd-12-2018-0209.

Santaella, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.

Shao, C. et al. Anatomy of an online misinformation network. Plos One, v. 13, n. 4, p. 1-23, 2018a. Doi: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0196087

Shao, C. et al. Tracking and Characterizing the Competition of Fact Checking and Misinformation: case studies. Ieee Access, v. 6, n. 1, p. 75327-75341, 2018b. Doi: http://dx.doi.org/10.1109/access.2018.2881037

Stahl, B.C. On the difference or equality of information, misinformation, and disinformation: a critical research perspective. Transdiscipline, v. 9, p. 083-096, 2006. Doi: http://dx.doi.org/10.28945/473.

Tandoc, E.C. et al. Audiences’ acts of authentication in the age of fake news: a conceptual framework. New Media & Society, v. 20, n. 8, p. 2745-2763, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1177/1461444817731756.

Tandoc, E.C.; Jenkins, J.; Craft, S. Fake News as a critical incident in journalism. Journalism Practice, v. 13, n. 6, p. 673-689, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/17512786.2018.1562958.

Tandoc, E.C.; Lim, Z.W.; Ling, R. Defining “Fake News”. Digital Journalism, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143.

Treen, K.M.D.-’I.; Williams, H.T.P.; O’neill, S.J. Online misinformation about climate change. Wires Climate Change, v. 11, n. 5, p. 1-20, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.1002/wcc.665.

Vázquez-Herrero, J.; Vizoso, A.; López-García, X. Innovación tecnológica y comunicativa para combatir la desinformación: 135 experiencias para un cambio de rumbo. Profesional de la Información, v. 28, n. 3, 2019. Doi: https://doi.org/10.3145/epi.2019.may.01.

Vicario, M. et al. Polarization and Fake News: early warning of potential misinformation targets. Acm Transactions on the Web, v. 13, n. 2, p. 1-22, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1145/3316809.

Vizoso, A.; Vázquez-Herrero, J. Fact-checking platforms in Spanish. Features, organisation and method. Communication & Society, v. 32, n. 1, p. 127-142, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.15581/003.32.37819.

Wardle, C. The need for smarter definitions and practical, timely empirical research on information disorder. Digital Journalism, v. 6, n. 8, p. 951-963, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2018.1502047.

Yuexiao, Z. Definitions and sciences of information. Information Processing & Management, v. 24, n. 4, p. 479-491, 1988. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/0306-4573(88)90050-7.

Zollo, F. Dealing with digital misinformation: a polarised context of narratives and tribes. Efsa Journal, v. 17, p. 1-15, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.2903/j.efsa.2019.e170720.

Downloads

Publicado

25-06-2025

Como Citar

Muriel-Torrado, E., & Silva, J. E. da. (2025). Soluções para enfrentar e combater a desinformação: propostas na literatura científica da Web of Science. Transinformação, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10287

Edição

Seção

Originais