Análise da Proposta de Qualificação para o Mundo do Trabalho no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM

Autores

  • Paula Regina Lima MORAES Assistente Social, Especialista em Ciência Política pela UNICAP
  • Pollyanna Fausta Pimentel MEDEIROS Assistente Social, Mestranda em Saúde Coletiva do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social- NUSP/UFPE

Palavras-chave:

Política Pública, Juventude, Trabalho

Resumo

A discussão das políticas sociais configura um tema complexo e oportuno no seio das ciências sociais, políticas e econômicas, desde a segunda metade do século XX. Concomitantemente, a discussão sobre o tema juventude está presente nas mais diversas intervenções sociais. Apesar de 20% dos brasileiros serem jovens, as políticas públicas voltadas para estes, se desenvolveram de forma lenta e ainda são incipientes. Quanto à evolução destas políticas, no Brasil, de 1990 até o ano de 2004 não havia a garantia, na agenda governamental, da temática da juventude. Apenas no ano seguinte se dá a criação de uma política naçional específica. Considerando as principais demandas deste segmento: taxa de analfabetismo e baixa qualidade de ensino, desemprego e/ou subemprego, taxa de mortalidade por causas violentas, renda familiar per capita, entre outros indicadores, é implantado o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem, em 1º de fevereiro de 2005, como parte integrante e central da Política Nacional de Juventude. Dentre os indicadores basais, para a intervenção por este projeto, encontra-se o de "qualificação para o mundo do trabalho", elemento-chave para a discussão proposta neste artigo, e que fazemos a partir da aproximação teórica e conceituai das políticas social e econômica, bem como sobre a categoria trabalho.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Artigos