Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais

Autores

  • Márcia Martins de Oliveira Abreu Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a253

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação. Letramento.

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investigou as transformações conceituais e metodológicas dos processos de alfabetização e letramento ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido com esta, no qual os sujeitos revelaram suas práticas e concepções sobre os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. Tendo em vista o entendimento dos profissionais responsáveis pela implementação da política em foco, considera-se que a materialização desse processo de mudança pode se configurar nas práticas pedagógicas como limites ou possibilidades de desenvolvimento de um trabalho qualitativo com a alfabetização e o letramento.

Biografia do Autor

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Universidade Federal de Uberlândia

Professora, Universidade Federal de Uberlândia, Escola de Educação Básica. Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, 38408-100, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: <mmartinsabreu@uol.com.br>.

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Publicado

22-06-2012

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos