Imagem e forma no fotolivro Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a4977

Palavras-chave:

Amazônia. Fotografia. Fotolivro. Narrativa. Yanomami.

Resumo

Neste artigo, pretende-se explorar os elementos característicos de um fotolivro e suas reverberâncias nas artes gráficas e visuais, bem como as correlações entre narrativa fotográfica e o projeto gráfico presentes no fotolivro Amazônia de 1978, dos fotógrafos Claudia Andujar e George Love, apresentando, ainda, pareamentos entre seu contexto de criação, produção e publicação.

 

Biografia do Autor

Helio Carvalho Dapena, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Artista Visual, Fotógrafo Profissional e Aluno do Programa de Pós - Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o projeto "Dispositivos Criativos e a Interpretação da Imagem na Fotografia de Claudia Andujar e George Love. Graduado em Administração de Empresas e Gestor de Mídias Sociais em parceria com a Câmera Lúcida (Campinas/SP) e o espaço cultural Casa de Eva (Campinas/SP)

Referências

Abreu, F. A sequência na fotografia contemporânea: um estudo da construção das foto-livros ganhadores do prêmio Aperture/Paris Photo. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

Accioly, N. O Império de papel: os bastidores de O Cruzeiro. Porto Alegre: Sulina, 1998.

Andujar, C.; Love, G. Amazônia. São Paulo: Praxis, 1978.

Badger, G. Por que fotolivros são importantes. Revista de Fotografia Zum, v. 8, 2015. Disponível em: https://revistazum.com.br/en/revista-zum-8/ fotolivros/. Acesso em: 20 maio 2020.

Badger, G.; Parr, M. The photobook: a history. London: Phaidon, 2004. v. 1-3.

Costa, H.; Buitoni, D. H. S. Aprenda a ver as coisas: fotojornalismo e modernidade da revista O Cruzeiro. 1992. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

Frank, R. The Americans. New York: Grove Press, 1959.

Kopenawa, D.; Albert, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Kopenawa, D.; Albert, B. Les ancêtres animaux. In: Bruce, A.; Chandes, H. Yanomami: l’esprit de la forêt. Paris: Actes Sud, 2003.

Love, G. Verde lente: fotógrafos brasileiros e a natureza. São Paulo: Empresa das Artes, 1994. p. 36.

Medeiros, J. Expedição Roncador, Xingú MT. São Paulo: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, 1949. Disponível em: http:// enciclopedia.itaucultural.org.br/obra20056/expedicao-roncador-xingu-mt. Acesso em: 4 fev. 2021.

Nogueira, T. A Luta Yanomami. São Paulo: IMS, 2018.

Tacca, F. Luiz Thomaz Reis: das selvas à metrópole. Jornal da Unicamp, Campinas, n. 534, ago. 2012. Disponível em: https://www.unicamp.br/ unicamp/ju/534/luiz-thomaz-reis-das-selvas-metropole. Acesso em: 20 maio 2020.

Tacca, F. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 18, n. 1, p. 191-223, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v18n1/12.pdf. Acesso em: 20 maio 2020

Downloads

Publicado

22-03-2021

Edição

Seção

Dossiê Tradição e Ruptura: Pesquisas e Práticas da Arte Impressa Contemporânea