Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Pós-Limiar publica trabalhos originais e inéditos, com temas interdisciplinares, produzidos por pesquisadores. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol.


Os autores deverão entrar em contato com a secretaria via e-mail (revistapos.limiar@puc-campinas.edu.br) solicitando o template do artigo.

Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/pos-limiar/user/register>, mediante cadastro eletrônico e preenchimento dos metadados dos autores (atentar apra a estrutura do orcid que deve ser a mesma indicada abaixo do campo de preenchimento).

Qualquer outra forma de envio não será aceita pelos Editores.

No momento da submissão devem ser anexados: (1) O artigo (arquivo completo em formato Word, incluindo página de rosto, título, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações); (2) As ilustrações (em arquivo editável, nos formatos aceitos pela revista); (3) Junto com o manuscrito, deve ser encaminhada Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais, assinada pelo(s) autor(es).

Os artigos aceitos para a publicação tornam-se propriedade da revista.

 

Condições para submissão

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. 

A Pós-Limiar, para evitar endogenia, não publica mais que 1 (um) artigo do mesmo autor no mesmo ano (volume). Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais. 

A Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, do Comitê de Ética, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais deverá ser atendida. Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em pesquisa.

 

A Revista publica artigos nas seguintes categorias

A revista aceita artigos para publicação redigidos em português, espanhol e inglês, nas seguintes categorias:

Artigos (Dossiê) (a convite e por chamada): publicação de artigos em consonância com o tema proposto pelo(s) editor(es) do Dossiê, com limite mínimo de 25 mil e máximo de 35 mil caracteres com espaço (inclui todas as legendas das ilustrações e referências).

Artigos (fluxo contínuo): publicação de artigos com contribuições destinadas à divulgação de resultados inéditos de pesquisas, tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área da pesquisa, com limite mínimo de 25 mil e máximo de 35 mil caracteres com espaço (inclui todas as legendas das ilustrações e referências).

Ensaios (fluxo contínuo): ensaios visuais e literários.

 

Preparo do manuscrito

Os originais deverão ser redigidos em português, inglês, ou espanhol. Todos os originais deverão incluir título e resumo na língua do artigo e em inglês. Os originais em inglês deverão apresentar resumo em português ou espanhol.

Estrutura do texto 

Respeitando-se o número de caracteres específico de cada seção, o texto deverá apresentar:

Formatação 

• Fonte do corpo de texto Arial, tamanho 11;

• Espaço entrelinhas 1,5;

• O papel deverá ser de tamanho A4 com formatação de margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm);

• A numeração das páginas deve ser feita no canto inferior direito;

• A formatação das referências deverá facilitar a tarefa de revisão e de editoração. Para tal, devem-se utilizar espaçamento entrelinhas 1,5 e tamanho de 11. Cada uma das referências deve aparecer como um novo parágrafo.

• A seguinte ordem de apresentação deverá ser respeitada, incluindo-se os itens em páginas distintas:

   - Folha de rosto (página 1);

   - Resumo/Abstract (página 2);

   - Texto (página 3);

   - Referências (em uma página separada, após o final do texto);

   - Ilustrações (iniciar cada uma em uma página separada, após as referências). 

• O arquivo deverá ser gravado em editor de texto similar à versão 2010 do Word.

 

Plágio

A Revista verificará por meio da ferramenta de detecção de plágio CrossCheck todos os artigos submetidos antes de enviar para a revisão por pares.

 

Página de rosto deve conter

1. Título completo em português, sem abreviaturas e siglas ou localização geográfica da pesquisa)

2. Título resumido (short title) com até quarenta caracteres (incluindo espaços), em português ou espanhol, e inglês. Se manuscrito estiver em inglês, título resumido em português.

3. Título completo em inglês, compatível com o título em português.

4. Nome do Dossiê (quando o artigo atende a chamada específica) 

5. Nome de cada autor, por extenso. Não abreviar os prenomes.

6. Informar os dados da titulação acadêmica dos autores (se é mestre, doutor  etc.), a afiliação institucional atual (somente um vínculo por autor, em 3 níveis, sem abreviaturas ou siglas), além de cidade, estado e país.

7. Indicação do endereço completo da instituição à qual o autor de correspondência está vinculado.

8. Informar telefone e e-mail de todos os autores.

9. Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: <https://orcid.org/register>. O registro é gratuito.

9. Informar se o artigo é oriundo de Dissertação ou Tese, indicando o título, autor, universidade e ano da publicação.

Poderá ser incluída nota de rodapé contendo apoio financeiro e o número do processo e/ou edital, agradecimentos pela colaboração de colegas e técnicos, em parágrafo não superior a três linhas. Observação: esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores, e outros tipos de notas não serão aceitos (exceto em tradução de citações).

 

A tramitação do artigo só será iniciada após a inclusão destas informações na página de rosto.

Resumo

Em português

O resumo deverá conter, no mínimo, com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras. Não é permitido o uso de siglas ou citações. As palavras-chave (de 3 a 5) deverão estar escritas em letras minúsculas, separadas por vírgula.

Em inglês

O abstract deverá ser compatível com o texto do resumo em português, seguindo as mesmas normas, e acompanhado de keywords.

Ilustrações

São consideradas ilustrações todo e qualquer tipo de tabelas, figuras, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, diagramas, plantas, quadros, retratos etc., que servem para ilustrar os dados da pesquisa. Não é permitido que figuras representem os mesmos dados de tabelas.

A quantidade total de ilustrações aceitas por artigo é de 7 (sete), incluindo todas as tipologias citadas acima.

As ilustrações devem ser inseridas após o item Referências, incluindo-se uma ilustração por página, independentemente de seu tamanho, e também enviadas separadamente em seu programa original, no momento da submissão.

As ilustrações devem ser editáveis, sendo aceitos os seguintes programas de edição: Excel, GraphPrism, SPSS 22, Corel Draw Suite X7 (versão 21) e Word. Sendo assim, poderão ser submetidas imagens apenas nas seguintes extensões: .cdr, .pzf, .spv, .jpg, .jpeg, .xls, .xlsx, .doc, .docx, .vsdx, .vst. Caso opte pelo uso de outro programa, deverá ser usada a  padrão Frutiger,  tamanho 7, adotada pela Revista na edição.

As imagens devem possuir resolução igual ou superior a 300 dpi. Gráficos e desenhos deverão ser gerados em programas de desenho vetorial (Microsoft Excel, CorelDraw, Adobe Illustrator etc.), acompanhados de seus parâmetros quantitativos, em forma de tabela e com nome de todas as variáveis.

O uso de imagens coloridas é recomendável.

Não são aceitos gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D).

O autor se responsabiliza pela qualidade das ilustrações, que deverão permitir redução sem perda de definição, para os tamanhos de uma ou duas colunas (7cm e 15cm, respectivamente), pois não é permitido o uso de formato paisagem.

A cada ilustração deverá ser atribuído um título breve, sendo numeradas consecutiva e independentemente, com algarismos arábicos, de acordo com a ordem de menção dos dados. Para gráficos, deverá ser informado também o título de todos os eixos.

Todas as colunas de Quadros e Tabelas deverão ter cabeçalhos.

As palavras Figura, Quadro, Tabela que aparecerem no texto, deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e acompanhadas do número a que se referirem. Os locais sugeridos para inserção de Figuras, Quadros e Tabelas deverão ser indicados no texto. Os títulos deverão ser concisos.

Inclua, sempre que necessário, notas explicativas. Caso haja alguma sigla ou destaque específico (como o uso de negrito, asterisco, entre outros), este deve ter seu significado informado na nota de rodapé da ilustração.

Para artigos em outro idioma que não o português, deve ser observado a tradução correta das ilustrações, tabelas e figuras, além da conversão de valores para o idioma original do artigo.

Caso haja utilização de Figuras, Quadros ou Tabelas publicadas em outras fontes, deve-se anexar documento que ateste a permissão para seu uso. No caso de fotografias, é necessário o envio de uma declaração com a autorização para uso de imagem, mesmo que haja tentativa de ocultar a respectiva identidade do fotografado.

Os autores devem garantir que nada no manuscrito infrinja qualquer direito autoral ou propriedade intelectual de outrem, pois caso contrário poderão responder juridicamente conforme os termos da Lei n° 9.610/98, que consolida a legislação sobre direitos autorais.

 

Citações no texto - NBR 10520/2002

Todos os autores, cujos trabalhos forem citados no texto, deverão ser seguidos da data de publicação e listados na seção de Referências.

Se um trabalho não-publicado, de autoria de um dos autores do manuscrito e/ou de outras s, for citado (ou seja, um artigo in press), é obrigatório enviar cópia da carta de aceitação (artigo já aprovado com previsão de publicação) da revista que publicará o referido artigo. Caso contrário, a citação/referência será excluída.

Se dados não-publicados obtidos por outros pesquisadores forem citados pelo manuscrito, será necessário incluir uma carta de autorização, do uso dos mesmos por seus autores.

Citações em língua estrangeira traduzidas pelos autores devem constar em nota de rodapé o trecho da citação no idioma original. Na indicação da  deve constar: Tradução nossa.

Casos específicos

1) Citações literais de até três linhas: entre aspas, sem destaque em itálico e, em seguida, entre parênteses (Sobrenome do autor, data, página, com espaço entre o ponto e o número). Ponto final depois dos parênteses.

2) Citações literais de mais de três linhas: em parágrafo destacado do texto, com 4cm de recuo à esquerda, em espaço simples,  menor que a utilizada no texto, sem aspas, sem itálico. Em seguida, entre parênteses: (Sobrenome do autor, data, página).

3) Textos com dois autores: Santaella e Botelho (2006) (no corpo do texto); (Santaella; Botelho, 2006) (dentro dos parênteses).

4) Citações do mesmo autor publicados no mesmo ano: acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento. Exemplo: (Morin, 2000a, 2000b).

 

Referências

Para as referências é adotada a NBR-6023/2018. Elas deverão ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor e inseridas no final do texto.

Em casos excepcionais, as referências poderão estar inseridas nas notas de rodapé.

Exemplos

Artigo com um autor

Prado, A. A. Francisco de Assis Barbosa, o repórter que sonhava. Pensares em Revista, v. 1, p. 92-116, 2012.

Artigo com dois autores

Santaella, L.; Cardoso, T. The baffling concept of technical mediation in Bruno Latour. Matrizes, v. 9, p. 167-186, 2015.

 

Artigo em suporte eletrônico

Brasil, J. R.; Botelho, A. Passagens do rural ao urbano e participação social: a sociologia política brasileira dos anos 60. Caderno CRH, v. 29, p. 209-227, 2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/20001. Acesso em: 23 ago. 2017.

 

Livro

Cauquelin, A. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

Livro em suporte eletrônico

Barbosa, J. L. Representações culturais da América indígena. São Paulo: Editora Unesp, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yp857. Acesso em: 23 ago. 2017.

 

Capítulos de livros

Volobuef, K. Fantástico e encenação da linguagem ficcional. In: Garcia, F.; Pinto, M. O.; Michelli, R. Vertentes do fantástico no Brasil: tendências da ficção e da crítica. Rio de Janeiro: Dialogartes, 2015. p. 123-136.

 

Capítulo de livro em suporte eletrônico

Chiara, A. Hilda Hilst: respirei teu mundo movediço. In: Reguera, N. M. A.; Busato, S. (org.). Em torno de Hilda Hilst. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 99-114. Disponível em: http://books.scielo.org/id/wbzch/pdf/reguera-9788568334690-06.pdf. Acesso em: 23 ago. 2017.

Dissertações e teses

Salla, T. M. O. O fio da navalha: Graciliano Ramos e a revista Cultura Política. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

 

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc.

Amaro, V. A dimensão educativa, social e cultural de uma biblioteca em uma escola residência: a escola SESC de ensino médio. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013.

 

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc. em formato eletrônico

Medeiros Lima, R. F.; Sampaio, A. O. A orla como parte das identidades de Rio de Janeiro e Búzios na campanha “O mundo se encontra no Brasil: venha celebrar a vida”. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 39., 2016, São Paulo. Anais eletrônicos [...].  São Paulo, 2014. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3166-1.pdf. Acesso em: 23 ago. 2017

 

Texto em formato eletrônico

Lajolo, M. Saudação a Antonio Candido. 2003. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio2.html. Acesso em: 22 ago. 2017.

 

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2002.

 

 

Checklist de submissão

a) Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais, assinada por cada autor.

b) Cópia do parecer do Comitê de Ética, se necessário.

c) Página de rosto com as informações solicitadas.

d) Manuscrito com título em português e em inglês. No caso  de manuscrito original em espanhol, incluir também o título em português e inglês; no caso  de manuscrito original em inglês, incluir também o título em português.

f)  Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.

g) Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas, bem como conferir as citações no texto e as referências bibliográficas listadas no final.

h)   Incluir o nome de agências financiadoras e o número do processo, caso o artigo resulte de pesquisa financiada por órgão de fomento.

i)  Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.

 

Documentos

No momento da submissão, a obrigatoriedade dos autores encaminharem juntamente com o artigo:

 

Declaração de Originalidade e Transferência de Direitos Autorais

Cada autor deve ler e assinar os documentos (1) Declaração de Responsabilidade e (2) Transferência de Direitos Autorais, nos quais constarão:


- Título do manuscrito:


- Nome por extenso dos autores (na mesma ordem em que aparecem no manuscrito).

- Autor responsável pelas negociações:

1. Declaração de responsabilidade: todas as pessoas relacionadas como autoras devem assinar declarações de responsabilidade nos seguintes termos:

- “Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo”;

- “Certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Pós-Limiar, quer seja no formato impresso ou no eletrônico”.´

 

2. Declaração de direitos autorais: “Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a revista Pós-Limiar passa a ter os direitos autorais a ela referentes e que nós autores poderemos, imediatamente após a publicação no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas (https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/pos-limiar/issue/archive), reproduzir, distribuir, transmitir ou reutilizar, com a citação obrigatória da fonte”.

 

Assinatura do(s) autores(s)                                                       Data __ / __ / __



Envio de novas versões

Versões reformuladas: A versão reformulada deverá ser encaminhada via site. O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho.

As modificações deverão ser destacadas em  na cor azul, sendo anexada a uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações da consultoria, o(s) autor(es) deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o número do protocolo do manuscrito deverão ser especificados.

 Após aceitação

 Provas

Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar ao Núcleo de Editoração na data estipulada (48 horas). Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nesta fase.

São permitidas apenas correções de grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos. Não será aceita inclusão e/ou exclusão de frases, parágrafos, imagens e referências. Caso encontre algo a ser corrigido, fazer os devidos apontamentos da seguinte forma:

1. No próprio PDF do artigo utilizando os recursos disponíveis, ou

2. Anotar em letra maiúscula na margem do papel e enviar somente as páginas, digitalizadas, com as correções, ou

3. Listar em documento do Word, informando: página, coluna (se da direita ou esquerda), parágrafo correspondente e início da frase e sua respectiva linha.

Os autores deverão assinar os termos de concordância da arte final (texto e ilustrações), cujos modelos serão enviados junto com as provas.

 

Núcleo de Editoração SBI - Campus I.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas / Núcleo de Editoração - Prédio da Antiga Reitoria - Sala 8
Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida
13087-571 - Campinas - SP - Brasil

E-mail: revistapos.limiar@puc-campinas.edu.br

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