O que quer dizer viver uma Ecologia Integral? Reflexões de Papa Francisco e Monsenhor Bruno-Marie Duffé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2525-9180v6e2021a5439

Palavras-chave:

Contemplação, Ecologia Integral, Novo paradigma cultural, Solidariedade

Resumo

O presente artigo trata do tema da Ecologia Integral e sua relação com o desenvolvimento humano e a espiritualidade cristã, como descritos por Monsenhor Bruno-Marie Duffé na palestra de referência e nos documentos do Papa Francisco, principalmente a encíclica Laudato si’. A Ecologia Integral só pode ser vivida se considerados seus aspectos social, cultural, ambiental e espiritual, pois a realidade é integrada e não fragmentada. Para isso, é preciso questionar e abandonar o paradigma tecnocrático, a partir do qual as possibilidades técnicas e a ideia de progresso econômico definem o que deve ser feito, e abraçar um novo paradigma cultural, que resgate a memória e construa a esperança
das comunidades e que conduza as pessoas a viverem em harmonia com a natureza, da qual a humanidade também faz parte. Esse paradigma é baseado no cuidado mútuo, no estabelecimento de limites para a técnica e consumo, na contemplação da natureza e na solidariedade entre as pessoas.

Biografia do Autor

Helen Teixeira Sousa Abreu, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

Referências

DUFFÉ, B.-M. O que quer dizer viver uma Ecologia Integral? Campinas: PUC-Campinas, 2019. Publicado pelo canal da PUC-Campinas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lTCgyM8vxK8. Acesso em: 23 jul. 2021.

FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2013. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-audium.html#I.__Alegria_que_se_renova_e_comunica. Acesso em: 9 ago. 2021.

FRANCISCO, Papa. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudatosi.html#_ftnref123. Acesso em: 9 ago. 2021.

PAULO VI, Papa. Populorum Progressio: sobre o desenvolvimento dos povos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1967. Disponível em: https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_26031967_populorum.html. Acesso em: 1 ago. 2021.

Downloads

Publicado

28-10-2021

Edição

Seção

Desenvolvimento Humano Integral e Sofrimento Existencial, por Mons. Bruno Duffé