PROCESSOS DE APAGAMENTO EM ESCULTURA

Limites entre o Moderno e o Contemporâneo

Autores

  • Marco do VALLE

Resumo

Contrariando a historiografia mais tradicional, que privilegia a continuidade dos movimentos estéticos no século XX, uma discussão das diferenças de procedimento artístico na escultura durante a passagem do moderno para o contemporâneo.

Referências

Ronaldo Brito e Paulo Venâncio Filho. "O Moderno e o Contemporâneo" in O Novo e o outro Novo. Rio de Janeiro, FUNARTE, p. 5.

Jean-Christophe Bailly. Marcel Duchamp. Fernando Hazan, Paris, 1984, p. 54.

R. POGGLIOLI. Teoria dell'Arte d'Avanguarda, II Mulino, Bolonha, 1962, p. 77-78.

Octávio Paz. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. Perspectiva, São Paulo,1977, p. 45.

Idem, ibidem, p.47.

Renato de Fusco. História da Arte Contemporânea. Editorial Presença, Lisboa, 1988, p.302.

Paulo Venâncio Filho . "Duas Esculturas" in Caderno Cinza, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ano 1, nº 1, 1984, p. 32.

Walter Zanini. Tendências da Escultura Moderna, Cultrix, São Paulo, 1971, p. 281.

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Publicado

1992-09-30

Edição

Seção

ESCULTURA MODERNA