Uma luta contra o tempo

o que nos aguarda no "novo normal"?

Autores

  • Felipe Costa Aguiar Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Programa de Pós-Graduação em Geografia https://orcid.org/0000-0002-6563-4763
  • Regina Frigério Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Programa de Pós-Graduação em Geografia https://orcid.org/0000-0003-2588-9582

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v5e2022a5564

Palavras-chave:

Docência virtual, Pandemia, Trabalho docente remoto

Resumo

Neste trabalho, objetivamos entender a relação que as escolas e os professores têm mantido com o tempo. Para tanto, nos debruçamos sobre a seguinte interrogação de pesquisa: como isto, tempo vivido, é percebido na quarentena presente e esperançado num futuro “novo normal”? Para o desenvolvimento do artigo, buscamos, em conversas que tivemos com outros professores da Educação Básica, descrições de como o tempo tem sido vivido por eles e embates entre suas ideias e as que as escolas fazem vigorar. Ao fim, evidenciamos que as escolas divulgam como “novo normal” uma ideia inautêntica de tempo e de normal que conflita com o modo como os professores doam sentido a esses termos e, por consequência, pensam a volta emergente aos espaços físicos das escolas.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

Aguiar, F. C., & Célia Frigério, R. (2022). Uma luta contra o tempo : o que nos aguarda no "novo normal"?. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 5, 1–13. https://doi.org/10.24220/2595-9557v5e2022a5564

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade, cidades e redes sociais virtuais