Ciladas do novo estilo barbie: subserviência e hegemonia na constituição da identidade das meninas

Autores

  • Sheila Daniela Medeiros dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4786

Palavras-chave:

Boneca Barbie. Identidade. Mídias Digitais.

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo é investigar de que modo as construções dialógicas discursivas manifestas nos enunciados do novo estilo Barbie, disseminados nas mídias digitais, atravessam a cultura e impactam os processos de constituição da identidade das meninas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, ancorada no referencial teórico da Perspectiva Histórico- -Cultural em Psicologia. Para efetivar este estudo, optou-se pela delimitação analítica de materiais disponíveis sobre o novo estilo Barbie nas páginas oficiais que a Barbie mantém nas mídias digitais: Youtube, Facebook e Instagram. No esteio do trabalho investigativo, indicadores de análise revelaram que o novo estilo Barbie preconiza determinados padrões de beleza, posturas conformistas e sexistas, e dissemina a aceitação do ideário neoliberal que marca a sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia (FE/UNICAMP), Mestre e Doutora em Educação (FE/UNICAMP), Professora de Psicologia da Educação (FE/UFG)

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

Santos, S. D. M. dos. (2020). Ciladas do novo estilo barbie: subserviência e hegemonia na constituição da identidade das meninas. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 3, 1–11. https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4786

Edição

Seção

Dossiê: “Interdisciplinaridade, tecnologia e culturas ativistas”