DO CUIDADO
REFLEXÕES SOBRE UMA ÉTICA FUNDADA EM BASES EXISTENCIAIS
Palavras-chave:
Heidegger, ética, cuidadoResumo
O propósito deste trabalho é abordar o cuidado como determinação de uma ética. Isso tem espaço no âmbito do pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), que enfoca existencialmente a experiência humana em seu livro Ser e tempo (1927). Assumimos por problema: como o cuidado pode possuir implicações éticas se compreendermos a condição humana de maneira ontológico-existencial? Buscamos validar as hipóteses de que: a) embora Heidegger não se dedique ao tema, este pode ser considerado desde sua filosofia, como já vem sendo feito;2 b) o cuidado pode ser considerado no contexto de uma ética por pressupor um modo com o qual o ser-aí se apropria de um sentido próprio a si na existência; c) esta ética seria singular, pois apenas o ser-aí pode decidir por assumir um próprio ( Selbst) frente às significações de seu projeto existencial no-mundo.
Referências
BEAUFRET, J. Introdução às filosofias da existência. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
DREYFUS, H. L. Being-in-the-World: A Commentary on Heidegger's 'Being and Time', Division I, Cambridge: Mass MIT Press, 1991.
KANT, lmmanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohden. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.
HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. 13a ed. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 1976 .
. Ser e tempo, vol. l e//, Trad. Marcia de Sá Cavalcante. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1993 .
. Sobre o Humanismo. ln Obras escolhidas. Trad. Ernildo Stein, Rio de Janeiro: Abril, 1973 (Col. Os pensadores).
HODGE, J. Heidegger e a ética. Trad. Gonçalo C. Feio. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
NUNES, B. Passagem para o poético. São Paulo, Ática, 1992.
RAMOS, R. O Ens Realissimum e a Existência: Notas sobre o Conceito de Impessoalidade em Ser e tempo, de Martin Heidegger. ln Revista Kritérion. Belo Horizonte: UFMG, 2001. Nº104. pp.111-129.
FIGAL, G. Heidegger zur Einführung. Hamburg, Junius, 1992 .
. Martin Heidegger - Fenomenologia da Liberdade. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
KAHLMEYER-MERTENS, R. S. Filosofia Primeira: Estudos sobre Heidegger e outros autores. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2005.
_____ . Da pergunta por urna ética própria ao pensamento de Heidegger. ln Filosofia da existência e Fenomenologia. Atas da VII Semana de Filosofia (Org.) José Maurício de Carvalho. São João Dei-Rei: UFSJ, 2005. pp. 127-136.
LOPAR1c, Z. Ética e Finitude. 2a. ed. São Paulo: Escuta, 2004 .
. Heidegger Réu: Um Ensaio sobre a, Periculosidade da Filosofia. Campinas: Papirus, 1990.
VATTIMO, G. Introdução a Heidegger. Trad. João Gama. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 1987.