NEGÓCIOS E MORALIDADE: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA PARA UMA ÉTICA EMPRESARIAL
Resumo
A ética está "na moda", ou pelo menos verbalmente em voga. Políticos, empresários, articulistas, médicos e professores reclamam, dia após dia, da falta de moral em que se encontram suas profissões e a sociedade como um todo, edos dilemas que enfrentam em razão de tal situação, aparentemente sem saída. Algumas iniciativas, como a proposta pelo Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade Social, buscam demonstrar a necessidade da ética navida das empresas; mas, apesar deste esforço para a expansão de uma consciência ética no mundo empresarial, a principal pergunta não foi ainda respondida: afinal, o que é a ética e, mais precisamente, o que é a ética empresarial?
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.
BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A.Administração. Prentice Hall do Brasil, 1998.
CORTINA, Adela. Ética mínima. Madri: Tecnos, 1996.
CORTINA, Adela, e MARTíNEZ, Emilio. Ética. Madri: Akal, 1998.
FRANKENA, William K. Ética. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
HÓFFE, Otfried (ed.) Diccionario de ética. Barcelona: Crítica, 1994.
KANT, Emmanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973.
MAXIMIANO, Antônio C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1995.
NOWELL-SMITH, P. H. Ética. São Paulo: Bestseller, 1966.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993.
Ética e economia. São Paulo, Loyola, .1995.
PIEPER, Annemarie. Ética y moral: una introducción a la filosofía práctica. Barcelona: Crítica, 1991.
RAPHAEL, D. D. Filosofía moral. México: Fondode Cultura Econômica, 1986.
SEN, Amartya Kumar. Sobre ética e economia. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
SINGER, Peter. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 1973.