Conhecimento geométrico e modelagem algorítmico‑paramétrica: um experimento prático‑pedagógico sobre o processo projetual | Geometric knowledge and algorithmic‑parametric modelling: A practical‑pedagogical experiment about design process

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4020

Palavras-chave:

Geometria. Modelagem algorítmico‑paramétrica. Projeto.

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a importância de um repertorio de conhecimento geométrico, visando uma utilização mais frutífera de recursos algorítmico‑paramétricos no processo de projeto. Assim, este texto descreve os procedimentos e analisa os resultados obtidos por meio de uma experiência pratica realizada com alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que trabalharam em um workshop cujo objetivo foi o de conceber e fabricar digitalmente um minipavilhão/expositor de maquetes. Portanto, este paper descreve um método exploratório e experimental para estudar o processo de projeto e, com isso, permitir observar e analisar, desde a concepção até a execução de um produto final, as possibilidades de associação entre conhecimento geométrico e tecnologias digitais de suporte projetual. Como conclusão, tem‑se evidencias nas relações entre o conhecimento da Geometria e a tomada de decisão em projeto, ainda que este seja mediado por recursos computacionais.

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Biografia do Autor

Fernando Tadeu de Araujo Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia | Jose Lourenco Kelmer, s/n., Campus Universitário, Martelos, 36036‑900, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ricardo Ferreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia | Juiz de Fora, MG, Brasil.

José Gustavo Francis Abdalla, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de Projeto, História e Teoria | Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado

2019-02-08

Como Citar

Lima, F. T. de A., Lopes, R. F., & Abdalla, J. G. F. (2019). Conhecimento geométrico e modelagem algorítmico‑paramétrica: um experimento prático‑pedagógico sobre o processo projetual | Geometric knowledge and algorithmic‑parametric modelling: A practical‑pedagogical experiment about design process. Oculum Ensaios, 16(1), 121–137. https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4020

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa