O desenho e o processo de criação

Autores

  • José Roberto Merlin Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Joaquim Caetano de Lima Filho Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v13n1a3761

Resumo

A palavra desenho ao aludir a distintos conceitos, torna complexa a tarefa de discerni-los. Lucio Costa nos impele a conjecturas mais claras quando classifica três tipos: desenho de criação, desenho de observação e desenho técnico. De forma semelhante, a etimologia inglesa reforça esta ideia ao concitar distintas concepções, dentre as quais podem ser elencadas: design— relacionado com os conhecimentos e informações apensados ao pensamento criativo com poder de síntese, drawing— relacionado à expressividade artística e à compreensão dos mecanismos plásticos agregados a arte e draft— relacionado às ordens necessárias para a produção, vinculando-se a fatores de caráter eminentemente técnico, apresentando-se com escala, precisão e mesmo com textos complementares.

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Biografia do Autor

José Roberto Merlin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Programa de Pós-Graduação em Urbanismo | Rod. Dom Pedro I, Km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil

Joaquim Caetano de Lima Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Rod. Dom Pedro I, Km 136, Pq. das Universida‑ des, 13086-900, Campinas, SP, Brasil

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

Merlin, J. R., & Lima Filho, J. C. de. (2016). O desenho e o processo de criação. Oculum Ensaios, 13(1), 29–49. https://doi.org/10.24220/2318-0919v13n1a3761