Sobre imagens, perspectivas e memórias
procedimento metodológico de entrevistas na Vila Belga em Santa Maria, RS
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v22e2025a14879Palavras-chave:
Imagens, Memória, Procedimento Metodológico, Entrevistas, Vila Belga, Santa Maria, RSResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o procedimento metodológico utilizado em entrevistas durante uma pesquisa de mestrado que investigou o uso do espaço público na Vila Belga, Santa Maria, RS. As dinâmicas foram pensadas visando a escuta de diferentes pessoas para compreender memórias, experiências e a relação que possuem com o lugar em questão. A pesquisa se baseou na manipulação de imagens para estimular a criação de diversas narrativas e interpretações. Duas abordagens foram utilizadas: a “Escuta”, realizada com moradores mais antigos, com o objetivo de ouvir memórias, afetos (ou desafetos) e histórias de pessoas que vivenciaram o lugar há mais tempo; e a “Dinâmica”, conduzida com narradores que possuíam diferentes perspectivas sobre o lugar, a fim de compreender relações que as pessoas mantêm com o espaço da rua. Além disso, a técnica da colagem também foi utilizada no processo de interpretação dos relatos verbais e imagéticos. Dessa forma, o artigo explora como imagens e visualidades enriquecem a compreensão das relações humanas com o espaço urbano, podendo ser instrumentos potentes para construção de conhecimento. Os resultados da pesquisa demonstram como o encontro das imagens, aliado aos relatos verbais, possibilitou o surgimento de novas perspectivas, destacando as afetividades e memórias evocadas pelo lugar.
Downloads
Referências
Abreu, M. A. Sobre as memórias das cidades. Revista da Faculdade de Letras – Geografia, v. 14, p. 77-97, 1998.
Alberton, J. O. O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de arquitetura e urbanismo: imaginário social e educação. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
Bergson, H. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Cunha, S. Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em educação? Educação em Revista, v. 31, n. 1, 2015.
Didi-Huberman, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
Didi-Huberman, G. Quando as imagens tocam o real. Revista PÓS, v. 2, n. 4, p. 204-219, 2012.
Gerencer, P. B.; Rozestraten, A. S. Constelações de imagens: metáforas e ensaios. Domínios da Imagem, v. 10, n. 19, p. 87-112, 2016.
Halbwachs, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
Jacques, P B. et al. Temporalidades. In: Britto, F. D.; Jacques, P. B. (org.). Corpocidade: gestos urbanos. Salvador: Edufba, 2017. p. 295-349.
Lamounier, A. Atmosferas de Preferência na ‘Cidade Maravilhosa’. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Larrosa, J. Tremores: escritos sobre experiência. São Paulo: Editora Autêntica, 2015.
Magoga, M. R. Entre ruas e singularidades: uso e apropriação do espaço público na Vila Belga em Santa Maria - RS. 2023. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.
Mello, L. F. S. O pensamento utópico e a produção do espaço social: a cooperativa de consumo dos empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Nora, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, 1993.
Pallasmaa, J. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Boockman, 2011.
Rozestraten, A. S. Representações: imaginário e tecnologia. 2017. 216 f. Tese (Livre-Docência em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tuan, Y-F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
Waizbort, L. Apresentação. In: Warburg, A. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das letras, 2015. p. 14-25.








