Museus modernos em edifícios históricos
a experiência italiana pós-guerra e a contribuição singular de Scarpa
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v22e2025a14868Palavras-chave:
Carlo Scarpa, Castelvecchio, Franco Albini, Museus internos, Palazzo AbatellisResumo
O estudo examina o trabalho museal de Carlo Scarpa no contexto italiano pós-1945, a partir de dois episódios ocorridos no país no período entreguerras: as transformações propostas ao conceito e concepção física de museu, a exemplo de outros países; e a experiência seminal das grandes exposições e feiras realizadas na década de 1930, nas quais foram utilizadas formas da arquitetura moderna associadas ao trabalho gráfico de vanguarda de Edoardo Persico e Marcelo Nizzoli, que constituíram a base para a experiência pós-guerra dos “museus internos” por continuadores como Franco Albini, Ignazio Gardella e do Grupo BBPR. Esse contexto não contemplado pelas análises existentes, e a reflexão sobre o modo operativo de Scarpa, oferecem contribuições originais ao tema. A abordagem singular scarpiana e sua obra sofisticada, atingida através de um processo acentuadamente empírico, são conteúdos fundamentais para o campo do restauro e intervenções em preexistências em ascensão no Brasil. Contudo, é evidente a inviabilidade de sua transposição como modelo para a prática mais ampla. Sua efetividade requer a sensibilidade artística e o gosto pelo artesanal, essenciais na definição de cada decisão ou elemento no projeto, como mostram as centenas de esboços formulados para Castelvecchio, através dos quais foram desenvolvidos detalhes construtivos e expositivos próprios para cada questão.
Downloads
Referências
Albini, F. A arquitetura dos museus e os museus na urbanística moderna. Revista Habitat, n. 15, 1954.
Albini, F. Le funzioni e l’architettura del museo: alcune esperienze. In: Bucci, F.; Irace, F. (a cura di). Zero Gravity: Franco Albini: costruire le modernità. Milano: Electa, 2006.
Albini, F. Le mie esperienze di architetto nelle esposizioni in Italia e all’estero. Casabella, n. 730, p. 9-12, 2005.
Albini, F. Opere principali di architettura di Franco Albini. Fondazione Franco Albini. Milão: [s.n.], 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nH6-LPEx4N_mTICJd5PtrZV2c2PUBF3v/view. Acesso em: 16 abr. 2024.
Anelli, R. Gosto moderno: o design da exposição e a exposição do design. Porto Alegre: Revista Arqtexto, n. 14, 2009.
Argan, G. C. Problemi di museografia. Casabella Continuità, n. 207, 1955.
Bonfanti, E.; Porta, M. Città, museo e architettura. Milano: Hoepli, 2009.
Brandi, C. Teoria da restauração. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
Cattabriga, I. Il progetto di Carlo Scarpa, Giovanni Michelucci e Ignazio Gardella per le sale dei primitivi agli Uffizi. Tese (Doutorado em História da Arquitetura) — Università di Bologna, Cesena, 2017.
Cavicchioli, S. Il museo dello storico dell’arte: Adolfo Venturi e l’origine dei musei nell’Italia unita. In: Costa, S.; Callegari, P.; Pizzo, M. L’Italia dei musei 1860-1960. Bologna: Bononia University Press, 2018. p. 193-267. (Collezioni, contesti, casi di studio).
Cecchini, S. Il musée vivant di Henri Focillon. In: Cipriani, A.; Curzi, V.; Picardi, P. (org.). Storia dell’arte come impegno civile. Roma: Campisano Editore, 2014.
Cecchini, S. Musei e mostre d’arte negli anni trenta: l’Italia e la cooperazione intelletuale. In: Catalano, M. I. (org.). Snodi di critica. Musei, mostre, restauro e diagnostica artistica in Italia (1930-1940). Roma: Gangemi Editore, 2013.
D’Anniballe, M. Recreating the past: the controversies surrounding the refashioning of the medieval castle of Castelvecchio in Verona under the Fascist regime. Athanor, v. 28, 2010.
Dragoni, P. La concezione moderna del museo (1930). All’origine di un sistema di regole comuni per i musei. In: Cecchini, S.; Dragoni, P. Musei e mostre tra le due guerre. Macerata: Università di Macerata, 2016.
Falguières, P. Politics for the white cube: the Italian way. Grey Room, 64, p. 6-39, 2016.
Giordano, S. Il mestiere di C. S. Collaboratori, artigiani, committenti. (Tesi di laurea) — IUAV, Veneza, 1983-1984.
Gregotti, V. Il território museo. Casabella, 574, 1990.
Galleria Regionale della Sicilia. Guida breve: Palazzo Abatellis e le nuove sale. Palermo: Galleria Regionale della Sicilia, [2013?]. Disponível: https://www2.regione.sicilia.it/beniculturali/dirbenicult/musei/guidabrevePalazzoAbatellis.pdf. Acesso em: 22 out. 2024.
Ladogana, R. Carlo Scarpa. Dalle magistrali progettazioni museali ai raffinati allestimenti espositivi del contemporaneo. Barcelona: Locvs Amoenvs, v. 12, p. 231-244, 2013-2014.
Lanzarini, O.; Mulazzani, M. L’esperienza del porgere: i musei di Franco Albini e Carlo Scarpa. In: Irace, F. (org.). Zero Gravity. Franco Albini – Construire la modernità. Milano: Mondadori Electa, 2006. Catalogo della mostra.
McCarter, R. Carlo Scarpa. London, Phaidon, 2017.
Ros Campos, A. Carlo Scarpa: architecture, abstraction and museology. VLC Arquitectura, v. 6, n. 2, p. 147-174, 2019.
Silva, D. M. Recepção como elo da obra de arte com o mundo e com a história. ARS, v. 18, n. 40, p. 196-236, 2020. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166510.
Solà-Morales, I. Del contraste a la analogía: transformaciones en la concepción de la intervención arquitectónica. In: Solà-Morales, I. Intervenciones. Barcelona: Gustavo Gili, 2006. p. 33-50.
Tafuri, M. Storia dell’architettura italiana 1944-1985. Torino: Piccola Biblioteca Einaudi, 1982.








