FRAGMENTOS DE "OUTROS"

Autores

  • Maria Salete Zulzke TRUJILLO Professora titular de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais e Diretora do Instituto de Ciências Humanas da PUC-Campinas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é relatar vivências de alteridade realizadas por alunos (as) dos cursos de Filosofia e História da PUC-Campinas. Os processos de globalização e mundialização têm propiciado uma visão pluralística da sociedade, mas não uma mudança de postura frente à diversidade cultural e social. A proposta da experiência, fundamentada num referencial metodológico da Antropologia tinha como meta estabelecer relações ensino/pesquisa e teoria/prática. A relevância das observações vivenciadas está na mudança de atitudes frente ao "diferente" e à diversidade.

Referências

BOFF, Leonardo, Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. São Paulo: Ática, 1996.

DREIFUSS, René Armand, A Época das Perplexidades: Mundialização, Globalização e Planetarização, novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.

FEATHERSTONE, Mike, O Desmanche da Cultura: Globalização, Pós-Modernismo e Identidade. São Paulo: SESC, Studio Nobel, 1997.

GEERTZ, Clifford, A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

LAPLANTINE, François, Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

LATOUCHE, Serge, A Ocidentalização do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1996.

ORTIZ, Renato, Um Outro Território: Ensaios sobre a Mundialização. São Paulo: Olho D'Agua, s/d.

SEVERINO, Antônio Joaquim, "Produção de conhecimento, ensino/aprendizagem e educação" ln Interface, Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, UNESP, v.2, nº 3, 1998.

VELHO, Gilberto, "Observando o familiar" ln NUNES, Edson de Oliveira, A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Downloads

Publicado

1999-08-30

Edição

Seção

Artigos