UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

  • Maria Salete Z. TRUJILLO Profª Titular de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Campinas

Resumo

A PUC-Campinas, ao sediar e planejar o II Encontro Estadual de Coordenadores de Cursos de Ciências Sociais, estabele­ceu, como um dos itens da pauta do Encontro, "Análise dos Currículos de Ciências Sociais". Para subsidiar essa discussão fui incumbida, enquanto membro do Departamento de Ciências Sociais da PUC­Campinas, de realizar um estudo comparativo dos currículos enviados pelas Instituições participantes. Este estudo é resultado de uma abordagem preliminar, tendo em vista a documentação recebida, que compreendia, para a maioria dos cursos, apenas a grade curricular. Não existia um Projeto Pedagógico ou um currículo em que as várias atividades desenvolvidas, a concepção filosófica, o perfil do profis­sional a ser formado, assim como aspectos de integração, a interdisciplinaridade, relação teoria/prática e ensino/pesquisa tives­sem sido contemplados. Portanto, esta análise se baseia sobretudo nas grades, procurando inferir alguns aspectos decorrentes.

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Publicado

1998-08-30

Edição

Seção

Artigos