CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE CAMPINAS: QUEM FICOU DE FORA?

Autores

  • Vera Lúcia G.S. RODRIGUES
  • Ana Carolina NASCIMBEM

Palavras-chave:

direitos sociais, conselhos gestores, associativismo, políticas públicas

Resumo

No presente trabalho sobre o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Campinas (CMDR) pode-se perceber de um lado que este se insere numa proposta de revigoramento do espaço rural do município. De outro, ficou clara a dificuldade de participação em geral e de alguns representantes em particular no Conselho. Isto nos levou a investigar o porque da não-participação. É o caso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campinas e Região, que ao contrário do Sindicato Rural tem
estado ausente no Conselho A não participação é uma opção consciente por parte da diretoria feita com base na avaliação de que não se trata de uma prioridade porque não é algo que diga respeito a questões especificamente relativas aos interesses dos trabalhadores rurais. O entendimento desta questão tornou evidente algo que já tínhamos como hipótese. A conquista dos direitos no espaço rural não é um processo linear, onde a entrada de novos direitos na pauta do aprofundamento da cidadania elimina a necessidade de se continuar reivindicando direitos formais básicos, como os direitos trabalhistas. Principalmente entre os trabalhadores rurais, onde esta conquista tem sido tão difícil. A atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para o Sindicato Rural é relevante, entretanto, no sentido de valorizar a agricultura e a conseqüente manutenção de emprego e renda no setor. 

Referências

BALIBAR, E. Da Luta de Classes à Luta sem classes? Textos Didáticos número 20, IFCH/UNICAMP, Campinas,1996.

DAGNINO, Evelina (org.) Anos 90 Política e Sociedade no Brasil. Brasiliense, São Paulo,1994.

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁRICA, Idéias, IFCH/ UNICAMP, nº 5/6., 2000.

MORAES, Reginaldo C. Corrêa de Liberalismo e Neoliberalismo: uma introdução comparativa . Primeira Versão, nº 73, IFCH/UNICAMP, novembro de 1997.

MILIBAND, R. Analise de Classe in Giddens, A e Turner. J. (org.) Teoria Geral Hoje, UNESP, São Paulo, 1999.

PIERUCCI, Antônio Flávio, Ciladas da Diferença, in Tempo Social, revista de Sociologia da USP, São Paulo 2 (2) , 1993.

SALES, Teresa .Raízes da desigualdade social na cultura política brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, número 25, ano 9, junho de 1994.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Edição

Seção

Artigos