A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E O ENSINO DA HISTÓRIA DE AMÉRICA. O CASO DE ESCOLAS DE CAMPINAS E SÃO PAULO (BRASIL)

Autores

  • Lilia Inés Zanotti de MEDRANO

Palavras-chave:

ensino de história, história da América, formação do professor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar parte dos resultados referentes aos estudos realizados sobre a trajetória do ensino de História da América Latina e Caribenha - como disciplina - nas escolas de ensino médio da cidade de Campinas e do Estado de São Paulo (Brasil). Para tal finalidade utilizamos documentos oficiais e institucionais e realizamos entrevistas com professores de escolas da região. Tendo detectado alguns problemas comuns que envolvem a formação do professor de História nossa contribuição foi a de percorrer o longo caminho que se inicia na universidade - a formação do professor - e se completa na prática do dia a dia, na
sala de aula com a transposição e transmissão do saber histórico, apontando algumas sugestões para superar as deficiências do ensino.

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Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

Artigos