ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DEMOCRÁTICA

Autores

  • José Alberto da Silva CURADO

Palavras-chave:

“direitos”, “deveres”, “trabalho”, “desemprego estrutural, “democracia representativa, “democracia participativa”, “direitos humanos”

Resumo

O advento do modo de produção capitalista trouxe consigo as Declarações dos Direitos Humanos, que definem o que seria a cidadania. A sua existência é a capa legitimadora e diferenciadora deste sistema econômico perante aqueles que a ele estão submetidos. Entretanto, a “roda viva” da base econômica permite que somente os ‘homens de bens’ sejam considerados ‘homens de bem’. Por isso, apesar de haver uma Constituição que, estando acima das leis, deve ser respeitada por todos, ela vem sendo sistematicamente violada, em matéria de direitos sociais, pelos ‘homens de bens’. Esta contradição entre o que está definido no universo jurídico-político e como se organizam as relações de produção econômica permite proliferar a ilegalidade nas relações de trabalho, de propriedade, de reprodução social, o que será justificado pela afirmativa de que o respeito aos direitos fundamentais de caráter social estaria submetido ao princípio da ‘reserva do possível’. Desta maneira, está consolidado o embate entre tribunais acusados de insensibilidade econômica e governos – representantes dos ‘homens de bens’ - acusados de insensibilidade jurídica.

Referências

ARBEX JR, José; O Jornalismo canalha – a promíscua relação entre a mídia e o poder, São Paulo, Editora Casa Amarela, 2003.

BECK, Ulrich; Liberdade ou capitalismo, São Paulo, Fundação da Editora Unesp, 2002. BIHR, Alain; Da grande noite à alternativa

– o movimento operário europeu em crise, São Paulo, Boitempo Editorial, 1998.

BOURDIEU, Pierre; Contrafogos – táticas para enfrentar a invasão neoliberal, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1998.

DEJOURS, Christophe; A banalização da injustiça social; Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas Editora, 1999.

FORRESTER, Viviane; O horror econômico, São Paulo, Fundação da Editora Unesp, 1997.

FORRESTER, Viviane; Uma estranha ditadura, São Paulo, Fundação da Editora Unesp, 2001.

Hobsbawn, Eric; Era dos extremos – o breve século XX (1914-1991), São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

LASH, Christophe; A rebelião das elites e a traição da democracia, Rio de Janeiro, Ediouro, 1995.

MORAES, Alexandre; Direito Constitucional, São Paulo, Editora Atlas S.A., 2004.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Edição

Seção

Artigos