CIÊNCIA E SOCIEDADE: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Dulce Maria Pompêo de CAMARGO

Resumo

A crise da educação no Brasil tem provocado um forte impacto nos cursos de formação de formadores e conseqüentemente na qualidade oferecida nos diferentes graus de ensino. Preocupados com estas questões é que, como docentes da Faculdade de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas da PUC-Campinas, assumimos a formação do licenciando como uma de nossas prioridades, o que exigiu de nossa parte a busca de alternativas para a formação dos nossos alunos enquanto educadores, inclusive porque, dadas as necessidades econômicas dos mesmos e as exigências do mercado, muitos deles já são professores.

Referências

BRASIL, “Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio”, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica,

Brasília, 1999.

BUENO, M. Sylvia S. Políticas Atuais para o Ensino Médio, Campinas, SP: Papirus, 2000

CAMARGO, Dulce M.P., “Conhecimento Escolar: o mito da fronteira entre a ciência e a cultura” in VEIGA, I. e CASTANHO, M.E. (orgs.)

Pedagogia Universitária: a aula em foco, Campinas, SP: Papirus, 2000, pp. 213-230

COULON, Alain, “Etnometodologia e Educação” in FORQUIN, J.C., Sociologia da Educação: dez anos de pesquisa, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, pp. 299-344

IANNI, Octávio, “Sobre a Inclusão da Sociologia no Curso Secundário”, in Revista Atualidades Pedagógicas, S.Paulo: Cia. Editora Nacional,

ano VIII, nº 40, jan-abr de 1957, pp. 19 e 20.

MORAES, Carmen Sylvia V. “Ensino Médio e Qualificação Profissional: uma perspectiva histórica” in BRUNO, L. Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo: leituras selecionadas, São Paulo: Atlas, 1996, pp. 124-145.

KUENZER, Acácia Z. Ensino de 2º Grau: o trabalho como princípio educativo, 3ª ed., São Paulo: Cortez, 1997.

KUENZER, Acácia Z. “As políticas de formação: a construção da identidade do professor sobrante”, in Revista Educação e Sociedade,

Campinas, SP: Cedes, ano XX, nº 68/Especial, dez de 1999, pp. 163-183.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Edição

Seção

DOSSIÊ PARTE 1 – SOCIOLOGIA E ENSINO