APRESENTAÇÃO

Autores

  • Doraci Alves LOPES

Resumo

O dossiê que nós, professores da Faculdade de Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, apresentamos no momento acontece depois de uma longa jornada de discussões e experiências conjuntas nos Laboratórios de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e de Estudos Sociedade, Ética e Cidadania (LESEC), respectivamente analisados
na parte I. Ambos colocaram-se como desafio comum transformar os temas de anos de pesquisas de seus docentes em conhecimento escolar, com o intuito de contribuir no ensino médio com os conteúdos trabalhados em Sociologia.

Referências

CAMARGO, Dulce Maria Pompêo de. Mundos Entrecruzados: Formação de Professores Leigos. MT (1987-1990). Campinas. Ed.

Alínea. 1997.

. “Metodologia das Ciências Sociais” In Introdução às Ciências Sociais, Marcellino, Nelson (Org.), Campinas, S.P., Ed. Papirus, 1987: 97-102.

. “Ciências Sociais: o concluinte e a qualidade de ensino”, Revista da Faculdade de Educação, PUC-Campinas, nº 1, 1996, 12 p.

, Castanho, M. Eugênia L.M. “O estudante e a questão da qualidade do ensino superior”, Revista da Faculdade de Educação, PUC-Campinas, no. 1, 1996, 12 p.

CURY, Jamil. ‘Polifonia Acrobática. Eixos para entender a LDB’. Revista de Educação. Sindicato dos Professores de Campinas e

Região. SINPRO. Jun,1997: 27-33

DIAS SOBRINHO, José. Universidade, hoje e amanhã. Faculdade de Educação. Unicamp. Campinas. Circulação Interna.

FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1980.

FORQUIM, Jean-Claude. Escola e Cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento Escolar. Porto Alegre: Artes

Médicas, 1993.

GENTILI, Pablo (Org.), Pedagogia da Exclusão. Crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ. Vozes, 1995.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. A licenciatura em Ciências Sociais: um enfoque epistemológico. Faculdade de Educação. Unicamp.

Circulação Interna. 1984.

MORAES, Amaury Cesar. Por que a Sociologia e Filosofia no Ensino Médio? Revista de Educação. APEOESP, nº 10, abril, 1999.

Ciências Sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. Vol. 15., n.1. São Paulo, SP: USP, FFLCH, abril de 2003.

POPE, M.L., SCOTT, E.M.. ‘La Epistemologia y la Practica de los Profesores’ in Constructivismo y enseñanza de las ciencias.

mimeo. Faculdade de Educação. Unicamp. s/d.

SEVERINO, Antônio Joaquim. ‘Filosofia e Ciência Humanas no ensino de 2º grau: uma abordagem antropológica da formação dos adolescentes.’ In Queiroz, José (Org.) Educação hoje: tensões e polaridades. São Paulo, FECS/USF. 1997: 101-109.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO