Efeitos da exposição a estímulos aversivos e apetitivos incontroláveis sobre o comportamento verbal em contingências de reforço positivo

Autores

  • Tatiany Honório PORTO Doutorandos, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Maria Beatriz Barreto do CARMO Doutorandos, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Reginaldo do Carmo AGUIAR Doutorandos, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Vanessa PENNA-GONÇALVES Mestranda, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Gerson Yukio TOMANARI Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental.

Palavras-chave:

Comportamento verbal, Desamparo aprendido, História comportamental, Incontrolabilidade

Resumo

 Foram analisados efeitos de diferentes histórias de incontrolabilidade por perda ou ganho de pontos sobre o desempenho posterior de participantes humanos na construção de frases. Inicialmente, os participantes podiam ganhar ou perder pontos independentemente de qualquer característica da frase construída. Posteriormente, recebiam pontos por construir frases iniciadas apenas pelo pronome “ele”. Os resultados mostram que a exposição à incontrolabilidade pode dificultar condições posteriores de novas aprendizagens sob reforçamento positivo. Interessantemente, essas dificuldades foram menos acentuadas e, em certos casos, até mesmo superadas, no caso de uma história de exposição a ganhos incontroláveis de pontos. Em contrapartida, no caso de uma história de perdas incontroláveis de pontos, aprendizagens subsequentes sob reforço positivo tenderam a ser prejudicadas. Esses resultados contribuem para os estudos de incontrolabilidade e desamparo aprendido, em particular por apresentar alternativas metodológicas passíveis de aplicação a respostas verbais em humanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Beatty W. W., & Maki, W. S. (1979). Acquisition of instrumental responding following non-contingent reinforcement: failure to observe “learned laziness” in rats. Bulletin of the Psychonomic Society, 13 (4), 268-271.

Brown, G. E., Howe, A. R., & Jones, T. E. (1990). Immunization against learned helplessness in the cockroach (Periplaneta americana). Psychological Reports, 67 (2), 635-640.

Calef, R. S., Choban, M. C., Shaver, J. P., Dye, J. D., & Geller, E. S. (1986). The effect of inescapable shock on the retention of a previously learned response in an appetitive situation with delay of reinforcement. Bulletin of the Psychonomic Society, 24 (3), 213-216.

Calef, R. S., Metz, R. A., Atkinson, T. L., Pellerzi, R. C., Taylor, K. S., & Geller, E. S. (1984). Acquisition of running in straight alley following experience with response-independent food. Bulletin of the Psychonomic Society, 22 (11), 67-69.

Capelari, A., & Hunziker, M. H. L. (2005). Aprendizagem de fuga após estímulos apetitivos incontroláveis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21 (1), 99-107.

Carvalho Neto, M. B., Maestri, T. C., & Menezes, E. S. R. (2007). O jato de ar quente como estímulo aversivo: efeitos de sua exposição prolongada em Rattus norvegicus. Acta Comportamentalia, 15 (2), 171-190.

Caspy T., & Lubow, R. E. (1981). Generality of US pre-exposure effects: transfer from food to shock or shock to food with and without the same response requirements. Animal Learning and Behavior, 9 (4), 524-532.

Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artes Médicas.

Chen, J., & Amsel, A. (1977). Prolonged, unsignaled, inescapable shocks increase persistance in subsequente appetitive instrumental learning. Animal Learning and Behavior, 5 (4), 377-385.

Enberg, L. A., Welker, R. L., Hansen, G., & Thomas, D. R. (1972). Acquisition of key pecking via auto shaping as a function to prior experience: “learned laziness”? Science, 178 (4064), 1002-1004.

Ferrándiz, P., & Vicente, F. (1997). The conditioned attention theory and bifactorial theory on the learned helplessness syndrome in appetitive contexts. International Journal of Psychology, 32 (6), 399-408.

Job, R. F. S. (1987). Learned helplessness in an appetitive discrete trial T-maze discrimination test. Animal Learning and Behavior, 15 (3), 342-346.

Hamasaki, E. I. M., & Tomanari, G. Y. (2007). Efeitos de diferentes pares de contingências sobre o uso de pronomes na construção de frases. Encontro, 11 (15), 31-51.

Hamasaki, E. I. M., & Tomanari, G. Y. (2009). Efeitos de diferentes contingências sobre o uso de tempos verbais na construção de frases. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 11 (1), 119-131.

Hiroto, D. S., & Seligman, M. E. P. (1975). Generality of learned helplessness in man. Journal of Personality and Social Psychology, 31 (2), 311-327.

Hunziker, M. H. L. (2003). Desamparo aprendido. Tese de livre docência não-publicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Maier, S. F., Albin, R. W., & Testa, T. J. (1973). Failure to learn to escape in rats previously exposed to inescapable shock depends on nature of escape response. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 85 (3), 581-592.

Maier, S. F., & Seligman, M. E. P. (1976). Learned helplessness: theory and evidence. Journal of Experimental Psychology: General, 105 (1), 3-46.

Matos, M. A., Cirino, S., Passos, M. L., Damiani, K., & Frochtengarten, F. (1995). O comportamento verbal como operante: uma experiência didática. Resumos da XXV Reunião Anual de Psicologia (p.461). Ribeirão Preto: SBP.

Matos, M. A., & Tomanari, G. Y. (2002). A análise do comportamento no laboratório didático. São Paulo: Manole.

Matute, H. (1994). Learned helplessness and superstitious behavior as oppositive effects of uncontrollable reinforcement in humans. Learning and Motivation, 25 (2), 216-232.

Overmier, J. B., & Seligman, M. E. P. (1967). Effects of inescapable shock upon subsequent escape and avoidance responding. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 63 (1), 28-33.

Peterson, C., Maier, S. F., & Seligman, M. E. P. (1993). Learned helplessness: a theory for the age of personal control. New York: Oxford University Press.

Rosellini, R. A. (1978). Inescapable shock interferes with the acquisition of an appetitive operant. Animal Learning and Behavior, 6 (2), 155-159.

Rosellini, R. A., & DeCola, J. P. (1981). Inescapable shock interferes with the acquisition of a low-activity response in an appetitive context. Animal Learning and Behavior, 9 (4), 487-490.

Rosellini, R. A., DeCola, J. P., & Shapiro, N. R. (1982). Crossmotivational effects of inescapable shock are associative in nature. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Process, 8 (4), 376-388.

Seligman, M. E. P., Rosellini, R. A., & Kozak, M. J. (1975). Learned helplessness in the rat: time course, immunization, and reversibility. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 88 (2), 542-547.

Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior. New York: Appleton- Century-Crofts.

Sonoda, A., & Hirai, H. (1992). The role of predictability in preventing escapes deficits following loss of control over. Animal Learning and Behavior, 20 (4), 427-430.

Tomanari, G. Y., Carvalho, A., Góes, Z., Lira, S. B., & Viana, A. C. V. (2007). Pesquisando ao ensinar: prática no laboratório didático analisa o comportamento verbal sob contingências de reforçamento positivo e negativo. Estudos de Psicologia (Campinas), 24 (2), 205-214. doi: 10.1590/S0103-166X2007000200007.

Tomanari, G. Y., Pavão, I. C., & Benassi, M. T. (2003). Verbal 2.0: um programa de computador para estudos experimentais do comportamento verbal sob controle pelas consequências. In M. Z. S. Brandão, F. C. S. Conte, F. S. Brandão, Y. K. Ingberman, C. B. Moura & V. M. Silva, et al. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição (Vol. 12, pp.379- 387). Santo André: ESETec.

Welker, R. L. (1976). Acquisition of a free-operant-appetitive response in pigeons as a function of prior experience with response. Learning and Motivation, 7 (3), 394-405.

Wheatley, K. L., Welker, R. L., & Miles, R. C. (1977). Acquisition of a bar pressing in rats following experience with response independent food. Animal Learning and Behavior, 5 (3), 263-242.

Downloads

Publicado

2011-09-30

Como Citar

PORTO, T. H., CARMO, M. B. B. do, AGUIAR, R. do C., PENNA-GONÇALVES, V., & TOMANARI, G. Y. (2011). Efeitos da exposição a estímulos aversivos e apetitivos incontroláveis sobre o comportamento verbal em contingências de reforço positivo. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8896