Desempenho no teste de atenção dividida como resultado da idade das pessoas

Autores

  • Fabián Javier Marín RUEDA Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Palavras-chave:

Atenção dividida, Testes psicológicos, Validade do teste

Resumo

A literatura sobre atenção assinala acréscimo do desempenho atencional até a idade de adulto jovem, seguido de perdas significativas decorrentes do processo de envelhecimento. Dentro desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi verificar evidência de validade em função da variável idade para o Teste de Atenção Dividida, partindo da hipótese de que ao aumento da idade corresponderia uma diminuição da capacidade de dividir a atenção. Participaram da pesquisa 878 indivíduos dos Estados da Bahia e Sergipe, sendo eles estudantes universitários ou pessoas que passaram por avaliação psicológica para motorista, com idade entre 18 e 72 anos (M=26,74, DP=8,14). Do total, 51,82% eram homens. O instrumento foi aplicado coletivamente no Estado de Sergipe, e de forma individual na Bahia. Os resultados mostraram correlação negativa e significativa entre a pontuação do Teste de Atenção Dividida e a idade das pessoas. A análise de variância mostrou diferenças significativas entre as idades, permitindo agrupar três faixas etárias, diferenciadas pela prova de Tukey. Com base nos resultados concluiu-se por evidência de validade para o Teste de Atenção Dividida com base na diferenciação das idades.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

RUEDA, F. J. M. (2011). Desempenho no teste de atenção dividida como resultado da idade das pessoas. Estudos De Psicologia, 28(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8881