Cuidados com a infância e a adolescência por meio de brinquedoteca comunitária

Autores

  • Andrea Perosa Saigh JURDI Universidade Federal de São Paulo, Curso de Terapia Ocupacional.
  • Maria Lucia Toledo Moraes AMIRALIAN Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Psicologia

Palavras-chave:

Adolescência, Infância, Jogos e brinquedos, Suscetibilidade a doenças

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar uma intervenção baseada no referencial da teoria winnicottiana, em uma brinquedoteca comunitária que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seguiu-se a metodologia da pesquisa- -ação, cuja estratégia consistiu em supervisão de estagiários e brinquedistas, coleta de dados por documentos, relatos e narrativas de moradores, pesquisa bibliográfica e intervenção na brinquedoteca. Como resultado avaliou-se que as relações que se estabeleceram, baseadas na confiabilidade, fidedignidade e constância das ações, proveram as crianças e adolescentes de um ambiente humano que permitiu o brincar espontâneo e criativo, tornando-os menos vulneráveis frente aos desafios encontrados. A intervenção baseada nos pressupostos da teoria winnicottiana possibilitou ampliar o trabalho para além das relações individuais e fortalecer as práticas coletivas, criando estratégias de composição entre o campo da saúde e do social.

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Referências

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

JURDI, A. P. S., & AMIRALIAN, M. L. T. M. (2012). Cuidados com a infância e a adolescência por meio de brinquedoteca comunitária. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8837