Influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças
Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Emoções, Teste de compreensão emocionalResumo
O presente estudo teve o objetivo de verificar a influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças. Participaram 117 crianças, com idade de 3 a 8 anos. As crianças foram divididas por tipos de escola (pública e privada) e por grupos de idade (3 anos, 4 a 5 anos e 6 a 8 anos). Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado o Test of Emotion Comprehension. Os resultados mostraram que as crianças de escolas privadas apresentaram maiores frequências de acerto no teste de compreensão das emoções do que aquelas de escolas públicas. Verificaram-se também maiores frequências de acerto no teste com o aumento da idade
Downloads
Referências
Conger, R. D., & Donnellan, M. B. (2007). An interactionist perspective on the socioeconomic context of human development. Annual Review of Psychology, 58, 175-199.
De Rosnay, M., Harris, P. L., & Pons, F. (2008). Making links between emotion understanding and developmental psychopathology in young children: normative patterns and the case of maltreatment. In C. Sharp, P. Fonagy & I. Goodyer (Eds.), Social cognition and developmental psychopathology. New York: Oxford University Press.
Dunn, J., & Herrera, C. (1997). Conflict resolution with friends, siblings and mothers: a developmental perspective. Aggressive Behavior, 23 (5), 343-357.
Pons, F., Doudin, P. A., Harris, P. L., & de Rosnay, M. (2005). Helping children to improve their emotion comprehension. In F. Pons, D. R. Hancock, L. Lafortune & P. A. Doudin (Orgs.), Emotions in Learning (pp.15-39). Deumark: Aalborg University Press.
Pons, F., & Harris, P. L. (2000). Test of Emotion Comprehension - TEC. Oxford: University of Oxford. Pons, F., & Harris, P. L. (2005). Longitudinal change and longitudinal stability of individual differences in children’s emotion understanding. Cogniton and Emotion, 19 (8):1158-1174.
Pons, F., Harris, P. L., & de Rosnay, M. (2004). Emotion understanding between 3 and 11 years: developmental periods and hierarchical organization. European Journal of Developmental Psychology, 1 (2),127-152.
Roazzi, A., Dias, M. B. B., Minervino, C. M., Roazzi, M., & Pons, F. (2009). Children’s Comprehension of Emotion: a crosscultural investigation. In D. Elizer & E. Yaniv (Org), Theory construction and multivariade analysis: aplications of facet approach (pp.109-123). Israel: Bar-Ilan University.
Tenenbaum, H. R, Visscher, P., Pons, F. & Harris, P. L. (2004). Emotion understanding in quechua children from na agro-pastoralist Village. International Journal of Behavioral Development, 28 (5), 471-478.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pollyana de Lucena MOREIRA, Eloá Losano de ABREU, Júlio RIQUE NETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.