Influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças

Autores

  • Pollyana de Lucena MOREIRA Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia.
  • Eloá Losano de ABREU Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia.
  • Júlio RIQUE NETO Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Emoções, Teste de compreensão emocional

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de verificar a influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças. Participaram 117 crianças, com idade de 3 a 8 anos. As crianças foram divididas por tipos de escola (pública e privada) e por grupos de idade (3 anos, 4 a 5 anos e 6 a 8 anos). Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado o Test of Emotion Comprehension. Os resultados mostraram que as crianças de escolas privadas apresentaram maiores frequências de acerto no teste de compreensão das emoções do que aquelas de escolas públicas. Verificaram-se também maiores frequências de acerto no teste com o aumento da idade

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Referências

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

MOREIRA, P. de L., ABREU, E. L. de, & RIQUE NETO, J. (2012). Influência da idade e do contexto socioeducacional na compreensão emocional de crianças. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8836