Validade e confiabilidade de uma escala para professores desenvolvida no Brasil para avaliação de comportamento hiperativo

impulsivo e desatenção em crianças e adolescentes

Autores

  • Ana Lúcia Novais CARVALHO Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Laboratório de Neurofisiologia e Avaliação Neurocomportamental.
  • Alex Christian MANHÃES Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Laboratório de Neurofisiologia e Avaliação Neurocomportamental
  • Sérgio Luis SCHMIDT Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Laboratório de Neurofisiologia e Avaliação Neurocomportamental

Palavras-chave:

Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, Transtornos mentais, Avaliação psicológica

Resumo

Este estudo foi elaborado para avaliar a consistência interna e a estrutura fatorial de uma escala para professores, destinada à avaliação de comportamento hiperativo/impulsivo e desatenção em uma amostra de 221 crianças de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro. Quarenta e cinco professores avaliaram as crianças. A consistência interna da escala foi avaliada usando o coeficiente alfa de Cronbach. Uma rotação Varimax (ortogonal), que maximiza a variância ao quadrado das cargas para cada fator, foi usada para encontrar a estrutura fatorial mais simples. Não houve discrepâncias no conteúdo dos itens da escala. A análise fatorial exploratória indicou quatro fatores primários (hiperatividade/impulsividade; desatenção; isolamento social; autoconfiança) com significado psicológico. Os resultados obtidos neste estudo não diferem daqueles realizados em outros países ocidentais e orientais. Conclui-se que esta escala para professores pode auxiliar na identificação de crianças com queixas de hiperatividade/impulsividade e desatenção.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

CARVALHO, A. L. N., MANHÃES, A. C., & SCHMIDT, S. L. (2012). Validade e confiabilidade de uma escala para professores desenvolvida no Brasil para avaliação de comportamento hiperativo: impulsivo e desatenção em crianças e adolescentes . Estudos De Psicologia, 29(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8804