Motivação de adolescentes e suas percepções do contexto de aprendizagem em língua estrangeira

Autores

  • Ana Raquel Abelha CAVENAGHI Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Curso de Letras Espanhol, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.
  • José Aloyseo BZUNECK Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Educação
  • Sueli Édi RUFINI Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Educação

Palavras-chave:

Metas de realização, Língua estrangeira, Interesse, Motivação

Resumo

O estudo investigou as orientações motivacionais de 396 adolescentes e suas percepções do contexto de aprendizagem de uma língua. Parte dos alunos estudava espanhol por escolha própria e, para os demais, o inglês era obrigatório. Como instrumento, utilizou-se um questionário em escala Likert com questões sobre as metas de realização “aprender” e “evitação do trabalho”, percepção de aula interessante e o valor de utilidade dessa aprendizagem. Diferenças significativas foram encontradas entre os alunos das duas línguas estrangeiras. Apareceram relações positivas significativas entre a meta de realização “aprender” e a percepção de aula interessante e o valor de utilidade, e relações negativas entre a meta “evitação do trabalho” e essas mesmas variáveis. Pela análise de regressão, percepções de aula interessante e de utilidade predizem a meta de realização aprender. Os resultados foram discutidos à luz das teorias motivacionais e foram extraídas algumas sugestões tanto para novas pesquisas como para práticas educacionais com adolescentes

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

CAVENAGHI, A. R. A., BZUNECK, J. A., & RUFINI, S. Édi. (2013). Motivação de adolescentes e suas percepções do contexto de aprendizagem em língua estrangeira. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8632

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM