O efeito do alerta emocional na qualidade da memória

Autores

  • Carmem Beatriz NEUFELD Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Priscila Goergen BRUST-RENCK Cornell University, Departament of the Human Development
  • Liziane Souza LEITE Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Priscila de Camargo PALMA Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Falsas memórias, Histórias, Memória, Nível de alerta

Resumo

Este artigo visa fornecer evidências científicas da susceptibilidade das memórias à distorção mediante um estudo das falsas memórias (lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram) para eventos complexos estimulantes. A amostra foi composta por 380 adultos com idade entre 17 e 45 anos. Foi usada a versão brasileira do Procedimento de Apresentação de Slides de Cahill e McGaugh adaptada por Neufeld, Brust e Stein para a realidade Sul-brasileira e para a investigação do efeito do alerta emocional na memória e nas falsas memórias. O procedimento é constituído por 11 slides, acompanhados por duas versões de uma narrativa (uma emocionalmente estimulante, sendo então a versão estimulante, e outra com um apelo emocional muito menos intenso, ou seja, a versão controle). O desempenho da memória foi avaliado por meio de um teste de memória de reconhecimento. Os resultados indicaram que a introdução de informações emocionais no meio da versão emocionalmente estimulante pode levar ao aumento de memórias verdadeiras, bem como ao aumento da produção de falsas memórias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anderson, A. K., Yamaguchi, Y., Grabski, W., & Lacka, D. (2006). Emotional memories are not all created equal: Evidence for selective memory enhancement. Learning & Memory, 13(6), 711-718.

Andreano, J., Arjomandi, H., & Cahill, L. (2008). Menstrual cycle modulation of the relationship between cortisol and long-term memory. Psychoneuroendocrinology, 33(6), 874-82.

Barrett, L. F., & Russell, J. A. (1999). The structure of current affect: Controversies and emerging consensus. Current Directions in Psychological Science, 8(1), 10-14.

Brainerd, C. J., & Reyna, V. F. (2005). The science of false memory. New York: Oxford University.

Brainerd, C. J., Reyna, V. F., & Ceci, S. J. (2005). Developmental reversals in false memory: A review of data and theory. Psychological Bulletin, 134(3), 343-382.

Brainerd, C. J., Stein, L. M., Silveira, R. A., Rohenkohl, G., & Reyna, V. F. (2008). How does negative emotion cause false memories? Psychological Science, 19(9), 919-925.

Cahill, L., Gorski, L., Belcher, A., & Huynh, Q. (2004). The influence of sex versus sex related-traits on long-term memory for gist and detail from an emotional story. Consciousness and Cognition, 13(2), 391-400.

Cahill, L., & McGaugh, J. L. (1995). A novel demonstration of enhanced memory associated with emotional arousal. Consciousness and Cognition, 4(4), 410-421.

Cahill, L., & van Stegeren, A. (2003). Sex-related impairment of memory for emotional events with beta-adrenergic blockade. Neurobiology of Learning and Memory, 79(1), 81-88.

Canli, T., Zhao, Z., Brewer, J., Gabrieli, J. D. E., & Cahill, L. (2000). Event-related activation in the human amygdala associates with later memory for individual emotional experience. The Journal of Neuroscience, 20(19), 1-5.

Corson, Y., & Verrier, N. (2007). Emotions and false memories: Valence or arousal? Psychological Science, 18(3), 208-211.

Ferree, N., Kamat, R., & Cahill, L. (2011). Influences of menstrual cycle position and sex hormone levels on spontaneous intrusive recollections following emotional stimuli. Consciousness and Cognition, 20(4), 1154-1162.

Gasbarri, A., Pompili, A., Arnone, B., d’Onofrio, A., Marchetti, A., Tavares, M. C., et al. (2005). Declarative memory retention and emotional stimuli: A study of an Italian sample. Functional Neurology, 20(4), 157-162.

Hudson, J., Fivush, R., & Kuebli, J. (1992). Scripts and episodes: The development of event memory. Applied Cognitive Psychology, 6(6), 483-505.

Kensinger, E. A. (2009). Remembering the details: Effects of emotion. Emotion Review, 1(2), 99-113.

Lindsay, D. S., Allen, B. P., Chan, J. C. K., & Dahl, L. C. (2004). Eyewitness suggestibility and source similarity: Intrusions of details from one event into memory reports of another event. Journal of Memory & Language, 50(1), 96-111.

Maheu, F. S., Joober, R., Beaulieu, S., & Lupien, S. J. (2004). Differential effects of adrenergic and corticosteroid hormonal systems on human short- and long-term declarative memory for emotionally arousing material. Behavioral Neuroscience, 118(2), 420-428.

Mazzoni, G., Loftus, E. F., & Kirsch, I. (2001). Changing beliefs about implausible autobiographica events: A little plausibility goes a long way. Journal of Experimental Psychology Applied, 7(1), 51-59.

McGaugh, J. L. (2000). Memory: A century of consolidation. Science, 287(5451), 248-251.

Neufeld, C. B., Brust, P. B., & Stein, L. M. (2008a). Adaptação de um método de investigação do impacto da emoção na memória. Psico-USF, 13(1), 21-29.

Neufeld, C. B., Brust, P. B., & Stein, L. M. (2008b). O efeito da sugestão de falsa informação para eventos emocionais: quão susceptíveis são nossas memórias? Psicologia em Estudo, 13(3), 539-547.

Neufeld, C. B., Brust, P. B., & Stein, L. M. (2010). Compreendendo o fenômeno das falsas memórias. In L. M. Stein (Org.), Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas (pp.21-42). Porto Alegre: Artmed.

Pergher, G. K., Grassi-Oliveira, R., Ávila, L. M., & Stein, L. M. (2005). Memória, humor e emoção. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 28(1), 5-12.

Porter, S., Spencer, L., & Birt, A. R. (2003). Blinded by emotion? Effect of the emotionality of a scene on susceptibility to false memories. Canadian Journal of Behavioural Science, 35(2), 165-175.

Quevedo, J., Sant’Anna, M. K., Madruga, M., Lovato, I., de- Paris, F., Kapczinski, F., et al. (2003). Differential effects of emotional arousal in short and long-term memory in healthy adults. Neurobiology of Learning and Memory, 79(2), 132-135.

Raskin, D., & Esplin, P. (1991). Assessment of children’s statements of sexual abuse. In J. L. Doris (Ed.), The suggestibility of children’s recollections (pp.153-164).

Washington: American Psychology Association. Reisberg, D., & Heuer, F. (2004). Memory for emotional events. In D. Reisberg & P. Hertel (Eds.), Memory and emotion (pp.3-40). Oxford: Oxford University.

Reyna, V. F., & Brainerd, C. J. (1995). Fuzzy-trace theory: An interim synthesis. Learning and Individual Differences, 7(1),1-75.

Roediger, H. L., & McDermott, K. B. (1995). Creating false memories: Remembering words not presented on lists. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 21(4), 803-814.

Rohenkohl, G., Gomes, C. F. A., Silveira, R. A. T., Pinto, L. H., & Santos, R. F. (2010). Emoção e falsas memórias. In L. M. Stein. Falsas memórias: fundamentos científicos e suas

aplicações clínicas e jurídicas (pp.87-100). Porto Alegre:

Artmed.

Santos, R. F., Silveira, R. A. T., Gomes, C. F. A., & Stein, L. M. (2009). Normas de emocionalidade para versão brasileira do paradigma Deese-Roediger-McDermott (DRM). Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 387-394.

Stein, L. M., & Neufeld, C. B. (2001). Falsas memórias: porque lembramos de coisas que não aconteceram? Arquivos de Ciência Saúde Unipar, 5(2), 179-186.

Van Giezen, A., Arensman, E., Spinhoven, P., & Wolters, G. (2005). Consistency of memory for emotionally arousing events: A review of prospective and experimental studies. Clinical Psychology Review, 25(7), 935-953.

Welter, C. L. W. (2010). Recordação de eventos emocionais repetitivos: memória, sugestionabilidade e falsas memórias. In L. M. Stein. (Org.), Falsas memórias: fundamentos científicos, aplicações clínicas e jurídicas (pp.186-208). Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

NEUFELD, C. B., BRUST-RENCK, P. G., LEITE, L. S., & PALMA, P. de C. (2013). O efeito do alerta emocional na qualidade da memória. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8631

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM