Trabalho infanto-juvenil em artigos acadêmicos de psicólogos

uma interpretação ideológica

Autores

  • Renata Lopes Costa PRADO Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

Palavras-chave:

Infância, Psicologia, Publicações científicas e técnicas, Trabalho infantil

Resumo

Este estudo teve como objetivo oferecer uma interpretação do tratamento dado ao tema trabalho infantojuvenil na produção acadêmica brasileira da Psicologia. Foram analisados 29 artigos publicados entre 1985 e 2012. Contou-se, para tanto, com aportes dos estudos sociais sobre a infância, dos estudos sobre construção de problemas sociais e da produção de John Thompson sobre ideologia. No plano metodológico, buscou-se articular o método da hermenêutica de profundidade, tal como proposto por Thompson, às técnicas da análise de conteúdo. Apreendeu-se o uso de retórica dramática que estigmatiza crianças, adolescentes trabalhadores e famílias pobres. Assim, essa produção pode ser reinterpretada como ideológica na medida em que sustenta relações de dominação entre idades e entre classes sociais

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Publicado

2013-03-31

Como Citar

PRADO, R. L. C. (2013). Trabalho infanto-juvenil em artigos acadêmicos de psicólogos: uma interpretação ideológica. Estudos De Psicologia, 30(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8599