Personalidade

estudo comparativo entre dois instrumentos de avaliação

Autores

  • Tatiana de Cássia NAKANO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Escolaridade, Identidade de gênero, Modelos dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade

Resumo

Com o objetivo de verificar convergências entre dois modelos de avaliação da personalidade, a Escala Fatorial de Socialização e o Inventário Fatorial de Personalidade foram aplicados em 71 participantes (43 femininos/28 masculinos) com idades entre 18 e 31 anos (M = 21,11 anos, DP = 4,28), escolaridade correspondente ao Ensino Médio (n = 28) e Ensino Superior (n = 43). Os resultados demonstraram que o fator 1 da Escala Fatorial de Socialização, Amabilidade, correlacionou-se significativamente e de forma positiva com oito necessidades avaliadas pelo Inventário Fatorial de Personalidade (Assistência, Intracepção, Afago, Deferência, Afiliação, Ordem, Persistência e Mudança). Os demais fatores (Pró-Sociabilidade e Confiança) não se relacionaram significativamente com nenhuma das necessidades avaliadas pelo Inventário Fatorial de Personalidade. Diferenças significativas devido ao sexo foram encontradas em relação às necessidades de intracepção, deferência e autonomia no Inventário Fatorial de Personalidade e amabilidade na Escala Fatorial de Socialização, e nenhuma diferença foi encontrada em relação à idade. Estudos que avaliem os demais fatores do Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade são recomendados, assim como maior amplitude etária da amostra.

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

NAKANO, T. de C. (2014). Personalidade: estudo comparativo entre dois instrumentos de avaliação. Estudos De Psicologia, 31(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8449

Edição

Seção

INSTRUMENTOS E PROCESSOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA