Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes

Autores

  • Joana PIPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Curso de Psicologia Educacional, Departamento Ciêntífico-Pedagógico.
  • Francisco PEIXOTO Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Curso de Psicologia Educacional, Departamento Ciêntífico-Pedagógico.

Palavras-chave:

Adolescentes, Arte, Autoimagem, Ensino fundamental e médio

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram alunos de escolas artísticas de música, artes visuais e dança. Os resultados demonstraram que os níveis de autoconceito artístico diferiram de acordo com o contexto educativo: foram favorecidos os alunos do ensino artístico na maioria das dimensões artísticas. Contemplando apenas os alunos do ensino artístico, foi verificado que eles apresentaram níveis superiores na dimensão artística correspondente a sua área de especialização, comparativamente aos seus pares das outras áreas artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrea, I. (2005). Pedagogia das expressões artísticas. Lisboa: ISPA.

Cukierkorn, J. (2008). Talented young artists: Understanding their abilities and needs. Gifted Child Today, 31(4), 24-33.

Deniz, J. (2010). Comparing the self concepts of the students in music high schools and general high schools. Journal of Instructional Psychology, 37(2), 112-116.

Faria, L. (2005). Desenvolvimento do autoconceito físico nas crianças e nos adolescentes. Análise Psicológica, 23(4), 361-371.

Fontaine, L. (1991). Desenvolvimento do conceito de si próprio e realização escolar na adolescência. Psychologica, 5, 13-31.

Freeman, G., Sullivan, K., & Futton, C. (2003). Effects of creative drama on self-concept, social skills, and problem behavior. The Journal of Educational Research, 96(3), 131-138.

Gardner, H. (1994). As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas.

Harter, S. (1999). The construction of the self: A developmental perspective. New York: Guilford Press.

Hattie, J. (1992). Self-concept. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associate.

Markus, H., & Cross, S. (1990). The interpersonal self. In L. Pervin (Ed.), Handbook of personality, theory and research (pp.576-608). New York: Guilford Press.

Maroco, J. (2010). Análise estatística com o PASW statistics (ex-SPSS). Pêro Pinheiro: ReportNumber.

Marsh, H. (1986). Global self-esteem: Its relation to specific facets of self-concept and their importance. Journal of Personality and Social Psychology, 51(6), 1224-1236.

Marsh, H. (1989). Age and sex effects in multiple dimensions of self-concept: Preadolescence to early adulthood. Journal of Educational Psychology, 81(3), 417-430.

Marsh, H. (1990). The structure of academic self-concept: The Marsh/ Shavelson model. Journal of Educational Psychology, 82(4), 623-636.

Marsh, H. (1993). Relations between global and specific domains of self: The importance of individual importance, certainty and ideals. Journal of Personality and Social Psychology, 65(5), 975-992.

Marsh, H., Hey, J., Roche, L., & Perry, C. (1997). Structure of physical self-concept: Elite athletes and physical education students. Journal of Educational Psychology, 89(2), 369-380.

Marsh, H., & Roche, L. (1996). Structure of artistic selfconcepts for performing arts and non-performing arts students in a performing arts high school: Setting the stage with multigroup confirmatory factor analysis. Journal of Educational Psychology, 88(3), 461-477.

Marsh, H., & Shavelson, R. (1985). Self-concept: Its multifaceted, hierarchical structure. Educational Psychologist, 20(3), 107-123.

North, A., Hargreaves, D., & O’Neill, S. (2000). The importance of music to adolescents. British Journal of Educational Psychology, 70(2), 255-272.

Nunnaly, J. C., & Bernstein, I. H. (1994). Psicometric theory (3rd ed.). New York: McGraw-Hill.

Peixoto, F. (2003). Auto-estima, autoconceito e dinâmicas relacionais em contexto escolar (Tese de doutorado não-publicada). Universidade do Minho, Portugal.

Peixoto, F., & Almeida. L. (1999). Escala de autoconceito e auto-estima. In A. Soares, S. Araújo & S. Caires (Eds.), Avaliação psicológica: formas e contextos (Vol.6, pp.632-640). Braga: APPORT.

Peixoto, F., & Almeida, L. (2011). A organização do autoconceito: Análise da estrutura hierárquica em adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24, 533-541.

Pipa, J., & Peixoto, F. (2011). Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino

secundáro. In S. Ferreira, A. Verhaeghe, D. Silva, L. Almeida, R. Lima & S. Fraga (Eds.), Actas do VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica, XV Conferencia, Internacional de avaliação psicológica: formas e contextos (pp.668- 678). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia.

Read, H. (2001). A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes Editora.

Shavelson, R., & Bolus, R. (1982). Self-concept: The interplay of theory and methods. Journal of Educational Psychology, 74(1), 3-17.

Shavelson, R., Hubner, J., & Stanton, G. (1976). Self-concept: Validation of construct interpretation. Review of Educational Research, 46(3), 407-441.

Vispoel, W. (1993). The development and validation of the arts self-perception inventory for adolescents. Educational and Psychological Measurement, 53(4), 1023-1033.

Vispoel, W. (1995). Self-concept in artistic domains: Na extension of the Shavelson, Hubner, and Stanton (1976) model. Journal of Educational Psychology, 87(1), 134-153.

Walsh, D. (2002). Constructing an artistical self: A cultural perspective. In L. Bresler & C. M. Thompson (Eds.). The arts in children’s lives (pp.101-111). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

PIPA, J., & PEIXOTO, F. (2014). Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes. Estudos De Psicologia, 31(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8399

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM