Habilidades sociais de adolescente

validade convergente entre o IHSA-Del-Prette e a MESS

Autores

  • Zilda Aparecida Pereir DEL PRETTE 1 Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Psicologi
  • Maycol TEODORO Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologi
  • Almir DEL PRETTE Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Adolescente, Psicometria, Habilidades Sociaid, Validade dos testes

Resumo

Este estudo investiga evidências de fidedignidade e de validade convergente entre o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters em dois grupos: o primeiro, constituído por 136 jovens de uma instituição pública (89 do sexo feminino e 47 do masculino, com idade entre 12 e 17 anos, 13,98±1,24); o segundo, por 24 adolescentes participantes de um programa de medidas socioeducativas (idade entre 13 e 17 anos, 15,64±1,18). Os resultados indicaram correlações baixas e moderadas entre algumas subescalas dos dois instrumentos, indicando evidências de validade convergente entre os escores do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a subescala de habilidades sociais/assertividade da Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters. Comparações entre os dois grupos mostraram que o segundo grupo apresenta menos dificuldade no fator Civilidade (Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes) do que os adolescentes de escola pública.

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Referências

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

DEL PRETTE, . Z. A. P., TEODORO, . M., & DEL PRETTE, . A. (2014). Habilidades sociais de adolescente: validade convergente entre o IHSA-Del-Prette e a MESS. Estudos De Psicologia, 31(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8341

Edição

Seção

INSTRUMENTOS E PROCESSOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA