Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante

Autores

  • Valdirlene Checheto Vincenzi CAMARGO Escola Técnica Estadual Joaquim Ferreira do Amaral.
  • Sandra Leal CALAIS Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
  • Maria Márcia Pereira SARTORI Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Física e Biofísica

Palavras-chave:

Depressão, Educação profissionalizante, Estresse, Relações familiares

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o estresse, o indicativo da depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. Participaram 200 estudantes, os quais responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, ao Inventário de Depressão de Beck e ao Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Os resultados mostraram que 61,0% apresentaram estresse; 28,5% indicativos de depressão; e 55,5% avaliaram seu suporte familiar em níveis médio-baixo e baixo. Observou-se a existência de correlação positiva entre estresse e depressão e negativa entre depressão e suporte familiar. Os achados sinalizam a importância de investimentos das políticas públicas em Psicologia, seja na área social ou educacional.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

CAMARGO, V. C. V., CALAIS, S. L., & SARTORI, M. M. P. . (2023). Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8288

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM