Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza
Palavras-chave:
clínicas-escola, distúrbios de comportamentos infantil, dificuldades escolaresResumo
Trata-se de um estudo realizado na cidade de Fortaleza que levantou as principais características do atendimento psicológico realizado por clínicas-escola de Psicologia. O trabalho envolveu a caracterização da população infantil atendida durante os anos de 1988 a 1990,e o levantamento de alguns aspectos do funcionamento destas instituições, com o tipo de atendimento realizado e o encaminhamento dado nos casos de clientes infantis. Todos os dados levantados estavam disponíveis nos prontuários existentes, totalizando um número de 4446 clientes inscritos neste período. Destes, 2186 eram prontuários de crianças (de até 15 anos de idade), os quais foram analisados em maior profundidade. Os resultados revelaram que a maioria desta população era composta de crianças de 6 a 10 anos, do sexo masculino, geralmente encaminhadas pela escola, e com queixas principalmente ligadas a distúrbios de comportamentos explícitos, ou relacionadas a dificuldades escolares. Os dados da pesquisa referentes ao funcionamento específico das instituições, como os tipos de atendimento, número de sessões realizadas e resultado do atendimento realizado deverão ser discutidos em artigo posterior.
Downloads
Referências
Ahramovay. M.L.A.; Minosso, M. A & Duarte, W.F. ( 1987).Características da clientela da clínica-escola de I)sicolo~hld:1Faculdade de Santo Amaro OSEC. In: Reunião Anual de Psicologia, 17, Ribeirão I)reto, 27 a 31 out. 1987. Programas e Resumos. Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, p. 279.
Barhosa, J.I.C (1992). Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza. São Paulo, 112p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
Carvalho, R.M.L.L. & Térzis, AI. (1988). Caracterização da população atendida na clínica-escola do Instituto de Psicologia - PUCCAMP. Estudos de Psicologia, 5 (I), p. 112-125.
Carvalho, R.M.L.L. & Térzis, AI. (1989). Caracterização da clientela atendida na clínica-escola psicológica do Instituto de Psicologia da PUCCAMP. Estudos de Psicologia, 6 (1), p.94-11O.
Gongora, M.A.N. (1990). F. Estudo da origem do encaminhamento da clientela infantil da clínica psicológica d:1Universidade de São Paulo. Trabalho realizado junto à disciplina "Orientação de pais com enfoque na criança e interação familiar do curso de Pós-graduação em Psicologia clínica da USP (Mimeografado).
Lindmeier, K. Avaliação de uma "relação de ajuda" entre uma clínica-escola da Psicologia e sua clientela. Campinas, 1990. 198p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Lopez, Marília A (1981). Avaliação de serviços de Psicologia clínica. São Paulo. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Lourenço Filho, M.B. (1971). A psicologia no Brasil. Arquivos brasileiros de Psicologia aplicada, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 23 (3) jul./set.
Macedo, R.M.S. (1984). Psicologia, instituição e comunidade - problemas de atuação do psicólogo clínico. In: Macedo, R.M.S. I Instituições: novas formas de atendimento. Ed. Cortez, São Paulo.
Marçal Ribeiro, P.R. (1989). Saúde Mental Infantil em instituição: estratégias do atendimento clínico. Estudos de Psicologia. Campinas, 6 (I), p. 111- 126, jan./jul.
Martins, M.AO. & Graminha, S.S.V. (1989). Caracterização da população que procura o serviço de atendimento psicológico infantil ligado à universidade. In: Reunião Anual. Ribeirão Preto, 24 n 28 out. 1989. Programns e Resumos. Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, p. 290.
Mejias, Nilce P. (1983). () psicólogo. n s:lúde pública e o esforço preventivo. Trabalho apresentado no Simposios obre "A Psicologia Preventiva e a Realidade Brasileira", Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 35, Belém, jul. (Mimeografado).
Pereira, Sylvia L. de M. (1972). Ao; atividndes profissionais do psicólogo em São Paulo. São Paulo, 152p. Dissertação (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
Sanches, N.A. (1985). Estudo epidemiológico de clientes da clínica-escola do departamento de Psicologia da Universidade de Uberlândia (MG,. Campinas, 185p. Dissertação (Mestrasdo). Instituto de Psicologia da PUC-Campinas.
Santos, M.A. (1990). Caracterização da clientela de uma clínica psicológica da Prefeitura de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42 (2), p. 79- 94, mar./maio.
Silvares, E.F.M. (199Ia). O atendimento comunitário em clínicas-escola de Psicologia. Memórias de Psicologia Comunitária dei Congressos (no prelo). Simpósio cm Psicologia Comunitária. XXIII Congresso Interamericano de Psicologia, Costa Rica.
(1991b). A evolução do diagnóstico comportamental. I)sicologin, teoria e pesquisa, v.7 (2), p. 179-187, maio/ago.
(1991c). Caracterização comportamental e sociodemográfica da população infantil de uma clínica-escola de Psicologia de São Paulo. Painel apresentado no I Congresso Interno do Instituto de Psicologia da USP.
(1993). O papel preventivo das clínicas escola de psicologia no seu atendimento à crianças. Simpósio: A Criança e a instituição: aspectos preventivos, apresentado na 23" Reunião Anual da SBP. 1993, a ser publicado na Revista Temas em Psicologia (no prelo).
Velloso, I:liza D. (1970). A evolução da Psicologia clínica no Brasil (1949-1969). Arquivos brasileiros de Psicologia aplicada, Rio de Janeiro, 22 (2), p. 9-14, abr. jun.
WoffT, S. (1971). Dimensions and clusters of symptons in disturbed children. British Journal of Psychiatry, 118, p. 421-427.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.