Caracterização da clientela que procura o serviço de identificação de superdotados numa clínica psicológica.
Palavras-chave:
superdotado, clínica-escolar, atendimento psicologicoResumo
O presente trabalho visa conhecer as características de uma população especifica que procura o setor de superdotados da Clínica Psicológica Obejtivo-UNIP. Foram analisados 533 prontuários dos clientes que procuraram o serviço, no periodo de 1987 a 1991. Além da descrição da população em questão, foi feita a comparação com a clientela que procura atendimento psicológico em outras clinicas-escolas. Foram encontradas diferenças significativas. O nível socioeconomico dos clientes que procuram o setor é médio a maioria dos pais tem nível escolar superior e são profissionais liberais e a maior parte das crianças provém de escolas particulares.
Downloads
Referências
Ancona-Lopez, M. (19IB). Considerações sobre o atendimento fornecido por clínicas-escola de psicologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia 35.
______. (1984). Características da clientela de clínicas-escola de psicologia cm São Paulo. In Macedo. R.M. Psicologia Instituição. Ed. Cortez.
Santos. M.A (19X7).O psicodiagnostico infantil em grupo, uma experiência em instituição. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 39. Fundação Getúlio Vargas, abril/junho.
_______. (1990). Caracterização da clientela de uma Clínica Psicológica de Prefeitura de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 42. Fundação Getúlio Vargas, março/maio.
Terziz, A. e Oliveria, L.H.B de (1985). Ordem de nascimento de pacientes atendidos na Clínica Psicológica da Pós-Graduação PUCCAMP. Estudos de Psicologia. PUCCAMP, 2, Nº 2 e 3, ago./dez.
________. (1986). Certas características da população atendida na Clínica de Pós-Graduação - PUC-CAMP. Estudos de Psicologia PUCCAMP, 3, abril/ago.
_______. (1988). Identificação da população atendida na clínica-escola do Instituto de Psicologia da PUCCAMP. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 40. out./dez/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.