Avaliação da teoria da mente

estudo com alunos de escolas públicas e particulares mineiras

Autores

  • Marisa Cosenza RODRIGUES Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia
  • Maíze Carla Costa PELISSON Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Curso de Psicologia.
  • Flávia Fraga SILVEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Curso de Psicologia.
  • Nathalie Nehmy RIBEIRO Psicóloga.
  • Renata de Lourdes Miguel da SILVA Psicóloga.

Palavras-chave:

Desenvolvimento cognitivo, Filosofia da mente, Pré-escolares

Resumo

Este estudo avalia o desenvolvimento da teoria da mente em pré-escolares de 4 e 5 anos de idade, bem como as possíveis interações entre as variáveis sexo, idade e rede de ensino. Participaram da pesquisa 178 crianças, das quais 91 alunos de escolas públicas e 87 de escolas particulares. Após procedimentos éticos, aplicou-se a Escala de Teoria da Mente. Não foi evidenciada distinção quanto ao sexo (p < 0,38). Foram verificadas diferenças quanto à idade (p < 0,001) e rede de ensino (p < 0,008). Crianças de 5 anos obtiveram melhor desempenho na escala. As crianças oriundas de escolas particulares apresentaram um desempenho superior às das escolas públicas. Resultados indicam que a escala foi sensível para captar a sequência evolutiva da teoria da mente e a relevância dos fatores socioculturais. Por ser uma área ainda em fase emergente de investigação no Brasil, ressalta-se a importância de estudos com amostras maiores.

 

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Referências

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

RODRIGUES, M. C., PELISSON, M. C. C., SILVEIRA, F. F., RIBEIRO, N. N., & SILVA, R. de L. M. da. (2023). Avaliação da teoria da mente: estudo com alunos de escolas públicas e particulares mineiras. Estudos De Psicologia, 32(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8161

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM