Compreensão de leitura e consciência fonológica

evidências de validade de suas medidas

Autores

  • Adriana Cristina Boulhoça SUEHIRO Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Psicologia
  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco, Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Aprendizagem, Teste de Cloze, Validade do Teste

Resumo

O presente estudo buscou evidência de validade para medidas que avaliam construtos relacionados, a saber, a compreensão de leitura e a consciência fonológica. Participaram da pesquisa 112 crianças de ambos os gêneros, com idade entre 6 e 12 anos (M = 8,46; DP = 1,68), matriculadas no 2° e no 5° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Os estudantes foram submetidos ao teste de Cloze, ao Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica e à Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, sendo os dois últimos aplicados individualmente. Os resultados obtidos confirmaram a existência de validade de critério por grupos contrastantes, uma vez que as crianças que obtiveram escores altos na Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral também apresentaram desempenhos significativamente superiores no Cloze e no Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

SUEHIRO, A. C. B., & SANTOS, A. A. A. dos. (2023). Compreensão de leitura e consciência fonológica: evidências de validade de suas medidas. Estudos De Psicologia, 32(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8160

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM