Conversa interna manifesta como autoinovação nos diários pessoais em blogs

uma análise fenomenológico semiótica

Autores

  • Daniela BENITES Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Gustavo GAUER Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • William Barbosa GOMES Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Blogs, Conversa interna, Autodeliberação, Autoinovação

Resumo

O presente trabalho recorre à fenomenologia semiótica para analisar diários pessoais em blogs com o objetivo de definir e verificar suas potencialidades como movimento contínuo e sustentado para mudanças pessoais e autoinovação. A análise justapõe, por métodos quanti e qualitativos, dados cronológicos e linguísticos de textos autorreferenciados (semiótica) com o sentido de conversas internas reveladas em discurso (fenomenologia). Foi tomado um domínio específico para postagens aleatórias de blogueiros que apresentassem termos autorreferentes, como “eu sinto” “eu penso”, “eu acredito”, “minha vida” etc. A partir disso, foram selecionadas postagens com autodescrições densas e díspares de pensamentos e sentimentos pessoais. Foram analisadas, aproximadamente, 150 postagens heterogêneas das quais retirou-se 12 postagens homogêneas, sendo 9 escritas por mulheres e 3 por homens, todos falantes nativos da língua inglesa. Concluiu-se que o texto de blog pessoal enseja bem-estar psicológico por meio de autoclarificações dialógicas, além de facilitar a emergência de novas perspectivas ou autoatualização podendo, assim, conduzir à autoinovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Archer, M. (2003). Structure, agency, and the internal conversation. Cambridge: Cambridge University Press.

Acher, M. (2010). Reflexivity. Sociopedia.isa. Retrieved July 9, 2011, from www.sagepub.net/isa/resources/pdf/Reflexivity.pdf

Anderson-Butcher, D., Lasseigne, A., Ball, A., Brzozowski, M., Lehnert, M., & McCormick, B. L. (2010). Adolescent weblog use: Risky or protective? Child & Adolescent Social Work Journal, 27(1), 63-77. http://dx.doi.org/10.1007/s10560-010-0193-x

Bronstein, J. (2013a). Personal blogs as online presences on the internet. Aslib Proceedings, 65(2), 161-181. http://dx.doi.org/10.1108/00012531311313989

Bronstein, J. (2013b). Being private in public: Information disclosure behaviour of Israeli bloggers. Information Research, 18(4). Retrieved May 15, 2014, from http://www.informationr.net/ir/18-4/paper600.html#.VuWE5H0rKUk

Colapietro, V. (1989). Peirce’s approach to the self: A semiotic perspective on human subjectivity. Albany: State University of New York Press.

Descombes, V. (1979). Le même et l’autre: Quarantecinq ans de philosophie française (1933-1978). Paris: Les Éditions de Minute. (Collection Critique).

DeSouza, M. L., DaSilveira, A., & Gomes, W. B. (2008). Verbalized inner speech and the expressiveness of selfconsciousness. Qualitative Research in Psychology, 5(2), 154-170. http://dx.doi.org/10.1080/14780880701734511

Gendlin, E. (1962). Experiencing and the creation of meaning. New York: Free Press.

Gomes, W. (2007). Distinção entre procedimentos técnico e lógico na análise fenomenológica. Revista da Abordagem Gestáltica, 23(2), 228-240.

Hermans, H. (2004). Introduction: The dialogical self in a global and digital age. Identity: An International Journal of Theory and Research, 4(4), 297-320.

Hermans, H. J. M. (2015). Dialogical self in a complex world: The need for bridging theories. Europe’s Journal of Psychology, 11(1), 1-4. http://dx.doi.org/10.5964/ejop.v11i1.917

Hermans, H., & Hermans-Konopka, A. (2010). Dialogical self-theory: Positioning and counter-positioning in a globalizing society. Cambridge: Cambridge University Press.

Herring, S. C., Scheidt, L. A., Kouper, I., & Wright, E. (2006). A longitudinal content analysis of weblogs: 2003-2004. In M. Tremayne (Ed.), Blogging, citizenship, and the future of media (pp.3-20). London: Routledge.

Hollenbaugh, E. E. (2010). Personal journal bloggers: Proles of disclosiveness. Computers in Human Behavior, 26(6), 1657-1666. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2010.06.014

Joireman, J., Parrott, L., & Hammersla, J. (2002). Empathy and the self-absorption paradox: Support for the distinction between self-rumination and self-reflection. Self and Identity, 1(1), 53-65. http://dx.doi.org/10.1080/152988602317232803

Juvonen, J., & Gross, E. F. (2008). Extending the school grounds? Bullying experiences in cyberspace. Journal of School Health, 78(9), 496-505. http://dx.doi.org/10.1111/j.1746-1561.2008.00335.x

Kelso, J. A. S. (1995). Dynamic Patterns: The self-organization of brain and behavior. Cambridge: MIT Press.

Kumar, R., Novak, J., Raghavan, P., & Tomkins, A. (2004). Structure and evolution of blogspace. Communications of the ACM (Association for Computing Machinery), 47(12), 35-39. http://dx.doi.org/10.1145/1035134.1035162

Lanigan, R. (1988). Phenomenology of communication:

Merleau-Ponty‘s thematics in communicology and

semiology. Pittsburgh: Duquesne University Press.

Lanigan, R. (1992). The human science of communicology.

Pittsburgh: Duquesne University Press.

Lanigan, R. (1994). Capta versus data: Method and

evidence in communicology. Human Studies, 17, 109-130.

Lanigan, R. (2013). Communicology and culturology: Semiotic phenomenological method in applied small group research. The Public Journal of Semiotics, 4(2), 71-103.

McKenna, K. Y. A., & Bargh, J. A. (2000). Plan 9 from cyberspace: The implications of the internet for personality and social psychology. Personality and Social Psychological Review, 4(1), 57-75. http://dx.doi.org/10.1207/S15327957PSPR0401_6

Mead, G. H. (1974). Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press. (Original work published in 1934).

Merleau-Ponty, M. (2012). Phenomenology of perception. New York: Routledge. (Original work published in 1945).

Misoch, S. (2015). Stranger on the internet: Online selfdisclosure and the role of visual anonymity. Computers in Human Behavior, 48, 535-541. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2015.02.027

Nardi, A., Diane J., Schiano, D. J., Gumbrecht, M., & Swartz, L. (2004). Why we blog. Communications of the ACM (Association for Computing Machinery), 47(12), 41-46.

Neuman, Y., & Nave, O. (2010). Why the brain needs language in order to be self-conscious. New Ideas in Psychology, 28(1), 37-48. http://dx.doi.org/10.1016/j.newideapsych.2009.05.001

Peirce, C. S. (1958). Collected papers of C. S. Peirce (Vol. I-VIII). In C. Hartshorne, P. Weiss, & A. Burks (Eds.). Cambridge: Harvard University Press.

Perlovsky, L. (2007a). Symbols: Integrated cognition and language. In R. Gudwin & J. Queiroz (Eds.), Semiotics and intelligent systems development (pp.121-151). Hershey: Idea Group.

Perlovsky, L. (2007b). Evolution of languages, consciousness, and cultures. IEEE Computational Intelligence Magazine, 2(3). 25-39. http://dx.doi.org/10.1109/MCI.2007.385364

Suassure, F. (1986). Course in general linguistic. La Salle: Open Court. (Original work published in 1916).

Sugarman, J., & Sokol, B. (2012). Human agency and development: An introduction and theoretical sketch. New Ideas in Psychology, 30(1), 1-14. http://dx.doi.org/1016/j.newideapsych.2010.03.001

Van den Hoven, P. (2015). Cognitive semiotics in argumentation: A theoretical exploration. Argumentation, 29(2), 157-176. http://dx.doi.org/10.1007/s10503-014-9330-6

Wiley, N. (1994). The semiotic self. Chicago: The University of Chicago Press.

Wiley, N. (2016). Inner speech and the dialogical self. Philadelphia: Temple University Press.

Downloads

Publicado

2023-03-22

Como Citar

BENITES, D., GAUER, G. ., & GOMES, W. B. (2023). Conversa interna manifesta como autoinovação nos diários pessoais em blogs: uma análise fenomenológico semiótica. Estudos De Psicologia, 33(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7969

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA E FENOMENOLOGIA: UM CAMPO DE INTERLOCUÇÕES EM PROCESS