Psicologia e gestores escolares

mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas

Autores

  • Lilian Aparecida Cruz DUGNANI Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Vera Lucia Trevisan de SOUZA Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Gestores escolares, Psicologia escolar, Psicologia histórico-cultural, Volição

Resumo

 

O presente artigo tem por objetivo apresentar parte de uma pesquisa de doutorado que investigou o potencial das ações do psicólogo escolar na promoção de mudança das práticas de gestão. Adotam-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, sobretudo os de Vygotsky. As informações foram construídas a partir de sínteses derivadas da transcrição de gravações em áudio de encontros semanais, com duração média de duas horas, realizados ao longo de quatro anos. Participaram deste estudo um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos de uma escola pública municipal localizada em uma cidade do interior de São Paulo. Nesses espaços diversas expressões artísticas foram utilizadas como estratégias deflagradoras de reflexão e ampliação da consciência dos gestores. Resultados revelam que é preciso um investimento permanente do psicólogo escolar em espaços que favoreçam a ressignificação, a atribuição de sentidos e a construção de motivos coletivos para que as mudanças nos modos de gerir a escola ocorram.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

DUGNANI, L. A. C., & SOUZA, V. L. T. de. (2023). Psicologia e gestores escolares: mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7855

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL- DESAFIOS À ATUAÇÃO E PESQUISA